Deixe sua marmita mais saudável e saborosa

Cardápio variado é essencial para te dar mais disposição ao longo do dia

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 03/05/2012

Levar comida de casa para o trabalho é um hábito saudável e que pode ser aliado da dieta. Ao preparar uma marmita, você foge das tentações do cardápio de restaurantes e até economiza dinheiro. Porém, não basta montá-la com tudo o que você tem vontade, é preciso saber conciliar as refeições de forma que fiquem, além de gostosas, nutritivas. "O importante é saber equilibrar, para que não haja exageros nem privações nutricionais para o organismo", ensina a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. Confira essas dicas valiosas e monte uma marmita saudável:

Salada é indispensável

De acordo com a nutricionista Carla Fiorillo, da Universidade Federal de São Paulo, a salada deve ser ingerida diariamente. As verduras são ricas em fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino, ajuda na digestão e na absorção do colesterol e da glicose. Além disso, os ingredientes da saladas são ricos em vitaminas essenciais para a nossa saúde. Muitas pessoas deixam de incluir a salada na marmita para não misturar os alimentos frios com os quentes, correndo o risco de verduras murcharem. "O melhor a se fazer é levá-la em outro recipiente ou usar marmitas com divisórias. A separação dos alimentos melhora inclusive a conservação", afirma a nutricionista, que diz.

Em relação aos temperos, a opção mais prática são os sachês individuais ou pequenos potes, para temperar a salada apenas na hora da refeição. Mas lembre-se: estando em vasilha separada ou não, o ideal é que a salada seja consumida antes da refeição principal: "As fibras também agem na saciedade, fazendo com que fiquemos mais satisfeitos mesmo comendo menos", explica a nutricionista Carla. 

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