Conheça 19 alimentos que turbinam o consumo diário de vitamina C

Entre os benefícios dessa vitamina, está o combate ao envelhecimento das células

POR ANA PAULA DE ARAUJO - PUBLICADO EM 15/06/2011

A vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico. Poderoso antioxidante, ela atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar.

A atuação dessa vitamina não para por aí: a nutricionista Cristina Martins, da clínica Sara Bragança, no Rio de Janeiro, conta que o nutriente também atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, auxilia na absorção do ferro e age no funcionamento de hormônios do córtex adrenal. Além disso, a nutricionista Sílvia Gabriela Abreu e Silva, coordenadora de nutrição da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, lembra que a vitamina é responsável pela rigidez do colágeno, prevenindo inflamações ao auxiliar na saúde de tendões, ligamentos e juntas.

A recomendação diária mínima da vitamina, explica Sílvia, é de 75mg para mulheres de 15 a 70 anos e 90mg para homens na mesma faixa etária. A nutricionista Roberta Stela, do Dieta e Saúde, lembra que a importância de suprir essa necessidade básica é para evitar o escorbuto, doença que causa sangramento das gengivas. Cristina também lembra que uma boa média para um adulto é de 1000mg. A seguir, confira os alimentos que são ricos na vitamina e as quantidades indicadas para que você chegue a esse consumo diário mínimo. 

Melão

Melão
Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de vitamina C. Com um pedaço grande, você abocanhará 105mg da vitamina. 

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