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Transforme a geladeira em amiga da dieta

Hábitos como não enchê-la de guloseimas facilitam a perda de peso

Abrir a geladeira é um hábito tão corriqueiro que tem até gente que faz sem motivo, só para pensar... Mas quantas vezes você já fez isso e acabou beliscando alguma coisa? Abre para pegar ovos, belisca um pãozinho com manteiga; abre para guardar sobras do almoço, dá mais um bocado na sobremesa... Não é fácil resistir à tentação. Por isso, o Minha Vida reuniu truques de nutricionistas para evitar que a geladeira vire a arquirrival da dieta. Junto com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, essas dicas podem acelerar a meta de emagrecer e controlar o peso.

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Conserve alimentos já prontos para o uso

Conserve alimentos já prontos para o uso - Getty Images
Conserve alimentos já prontos para o uso - Getty Images

Já que legumes, verduras e frutas só acrescentam benefícios à dieta, nada de deixar que a preguiça de prepará-los impeça seu consumo. "Alimentos cortados, porções pequenas de saladas de frutas, verduras lavadas e legumes ralados são um convite à dieta, já que, na maioria das vezes, pulamos a alimentação saudável por preferir a mais 'prática', industrializada", ensina a nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, no Rio de Janeiro. "Mas fique atento ao tempo em que esses alimentos ficam na geladeira para que não percam vitaminas e minerais", adverte Jackeline. Segundo a nutricionista, um alimento conservado em 10ºC (média das geladeiras) costuma durar dois dias.

Congele para planejar

Congele para planejar - Getty Images
Congele para planejar - Getty Images

Com comida congelada, fica mais fácil planejar um cardápio saudável. "Ter na geladeira uma preparação previamente programada, que fica pronta para o consumo em poucos minutos, ajuda a evitar pedido de comida delivery, que nem sempre é saudável", ensina a nutricionista Amanda, da CITEN.

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Fique longe da geladeira em momentos de ansiedade e euforia

Fique longe da geladeira em momentos de ansiedade e euforia - Getty Images
Fique longe da geladeira em momentos de ansiedade e euforia - Getty Images

Em momentos de ansiedade, é comum que a geladeira seja a primeira vítima. Segundo Amanda Epifânio, as alterações de humor podem comprometer a capacidade de moderação de um indivíduo. "Abrir a geladeira para saciar não a fome e, sim, um sentimento pode virar um ato repetitivo, de compulsão", alerta Jackeline Venâncio. Para esses momentos, Camila Attademo dá a dica: "Antes de abrir a geladeira, beba 500 ml de água".

Evite abrir a geladeira sem motivo

Evite abrir a geladeira sem motivo - Getty Images
Evite abrir a geladeira sem motivo - Getty Images

Quem nunca abriu a geladeira por força de hábito? O famoso "abrir a geladeira para pensar" pode ser um convite a beliscar desnecessariamente. "Estabelecer horários para refeições fará com que você não abra a geladeira sem necessidade e, assim, consiga regrar melhor a sua alimentação", indica Jackeline.

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Tire os imãs de comida delivery

Tire os imãs de comida delivery - Getty Images
Tire os imãs de comida delivery - Getty Images

Quando a fome ou vontade de comer aperta, a comida delivery parece ser a opção mais prática, ainda mais se a sua geladeira estiver repleta de imãs com essa opção. Mas o serviço de entrega nem sempre oferece as opções de cardápio mais saudáveis. "Embora sejam práticos e rápidos, eles vêm sempre carregados de um valor nutritivo ruim", diz Jackeline Venâncio. Evite a tentação de ligar para um desses locais e abasteça a geladeira com alimentos saudáveis já preparados.

Guarde carnes já temperadas

Guarde carnes já temperadas - Getty Images
Guarde carnes já temperadas - Getty Images

A carne - seja de boi, frango ou peixe - é uma ótima fonte de proteínas, que ajudam você a se sentir satisfeito. Facilite o preparo: "Além de guardar as carnes temperadas, também podemos guardá-las empanadas com farinha integral para assar", diz a nutricionista Camila Attademo. Lembre-se, apenas, de que a carne estraga depois de um certo tempo, mesmo na geladeira. Segundo as nutricionistas, esse alimento dura apenas 72h após a compra e, se o tempo de espera para o consumo precisar ser maior, o ideal é congelar.

Não encha a geladeira de guloseimas

Não encha a geladeira de guloseimas - Getty Images
Não encha a geladeira de guloseimas - Getty Images

Quando bate aquela vontade de comer guloseimas, qual será a sua primeira ocorrência? A geladeira, claro. Mas, se você não armazenar guloseimas nela, ficará mais difícil manter o hábito de beliscar. "Não ter o que buscar para comer em momentos de ansiedade ou fome fora de hora é uma forma de prevenir o ganho de peso", arremata a nutricionista Amanda Epifânio, da clínica CITEN, em São Paulo.

Deixe a sua geladeira repleta de legumes, verduras e frutas

Deixe a sua geladeira repleta de legumes, verduras e frutas - Getty Images
Deixe a sua geladeira repleta de legumes, verduras e frutas - Getty Images

Se você contar apenas com alimentos saudáveis, o consumo deles será inevitável. "É uma forma de melhorar a qualidade nutricional de quem faz dieta. Além de ricos em vitaminas e minerais, esses alimentos são fontes de fibras, que podem aumentar a sensação de saciedade e prevenir beliscos ", afirma a nutricionista Amanda.

Só não exagere nas porções, pois até mesmo legumes e frutas podem ameaçar a dieta! "O consumo precisa ser feito conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde, 400g desse grupo de alimentos por pessoa diariamente", recomenda a nutricionista Jackeline Venâncio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.

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