10 mandamentos à mesa para treinar sem fome nem desânimo

Agora que você pegou firme na academia, trate de rever seu cardápio

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 26/01/2012

Ao contrário do que muita gente pensa, o ritmo forte de treino nem sempre significa um prato mais pesado. Seu corpo realmente está mudando - para melhor! - e precisa de um carinho especial quanto à alimentação. O aumento de gasto calórico gerado pelo exercício deve ser respeitado, se possível até com ajuda profissional , diz Heloísa Guarita Padilha, coordenadora do Departamento de nutrição da Academia Reebok de São Paulo.Os cuidados começam na sua forma de pensar. "Eu mereço" costuma ser uma das armadilhas mais traiçoeiras após os treinos, afinal consumir mais calorias do que você gasta vai levar a um aumento de peso. Mas o oposto também deve ser evitado: frequentar a academia durante 3 horas e comer só uma saladinha, chegando em casa, vai destrambelhar seu organismo.

Nesses casos, acontece o que chamamos de descompensação metabólica. Há um desejo descontrolado por doces (carboidratos) após cerca de 6 horas do treino, levando ao acúmulo de gordura corporal, explica Heloísa Guarita.

Para você escapar dessa e de outras ciladas contra a boa forma, listamos a seguir os 10 mandamentos de quem quer ficar saudável e ainda perder gordurinhas indesejáveis.

Beba água

A regra de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia continua valendo. Se quiser, acrescente água-de-coco ou isotônicos antes, durante e após o exercício. Hidratar-se bem acelera o metabolismo, ajuda na recuperação muscular e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. 

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