Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

11 dicas para fazer a promessa de emagrecer dar certo

Aprenda os truques e como manter a motivação em alta para deslanchar na dieta

POR MINHA VIDA - atualizado em 11/12/2013


Entre as promessas de Ano Novo, emagrecer alguns quilos está entre as mais famosas. Quem não quer começar o ano deixando os exageros das festas para trás e iniciando uma nova rotina? No entanto, não basta apenas fechar a boca ou comer apenas grelhados com salada - é necessário força de vontade e entender que o emagrecimento vem de uma alimentação saudável, que não precisa ser sinônimo de passar fomee abrir mão de pratos saborosos. Pensando nisso, separamos alguns hábitos que são essenciais para uma dieta de sucesso desde o primeiro dia do ano. Confira!

de 11

mulher circulando um dia no calendário - Foto Getty Images

Estabeleça metas possíveis

"Não adianta querer perder 20kg em um mês", diz a nutricionista do Tatiana Rom, da MDX Medical Center, no Rio de Janeiro. Cada corpo tem seu tempo e devemos respeitar isso. Se você quer perder 20kg, experimente separar esse objetivo em várias pequenas metas de 5kg ou até 3kg, por exemplo. "Dê valor a cada progresso, mesmo que seja devagar", diz Tatiana. Para ajudar a alcançar seus objetivos, você pode contar com ajuda de comunidades e até de ferramentas de suporte. O sistema de metas do programa Dieta e Saúde, por exemplo, permite a você estabelecer suas próprias metas, desde perder peso até conseguir correr uma maratona. "Dessa forma, você consegue acompanhar com mais facilidade o seu desenvolvimento", afirma a nutricionista Roberta Stella, nutricionista chefe do programa.

casal comendo - Getty Images

Estabeleça uma rotina alimentar

Segundo a nutricionista Roberta Stella, chefe do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, planejar as refeições que farão parte do dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. "Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições", diz a nutricionista. Se você tem dificuldade para organizar as refeições e escolher os ingredientes mais leves, experimente verificar a tabela nutricional dos produtos e entender se aquela é a melhor opção. Mas também vale apostar em outras metodologias. O programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, por exemplo, disponibiliza um Diário de Pontos, que é uma calculadora na qual você insere o que vai consumir durante o dia. "Por ser um sistema de pontos em vez de calorias, o programa fornece a quantidade ideal de pontos que você deve consumir no dia para atingir seu objetivo e dá uma pontuação para cada alimento e porção que você comeu, ajudando a visualizar os erros e acertos da dieta."

relógio enrolado em uma fita métrica - Foto: Getty Images

Organize seus horários

É importante fixar horários certos para as refeições de acordo com a sua rotina. "Dessa maneira, você para de beliscar e não consume calorias sem perceber, além de fazer seu metabolismometabolismo se acostumar com os horários, evitando que ele acumule energia", afirma a nutricionista Roberta. Essa técnica também te impede de comer em horários muito próximos das refeições - pois mesmo que você esteja com fome, já sabe que fará uma refeição logo. A especialista explica que se você sente muita fome pela manhã e à tarde, deve fazer os lanches nesse período. Se for à tarde e à noite, após o jantar, estipule o lanche da tarde e o da noite. "Se você tem dificuldades para lembrar os horários das refeições, experimente colocar um alerta no celular ou email."

prato com uma ervilha - Foto Getty Images

Abandone as dietas com restrição excessiva

"Essa é a principal causa de desestímulo e desistência da dieta", alerta Roberta Stella. Uma restrição calórica muito grande fará com que o seu metabolismo desacelere, sendo necessária uma ingestão ainda menor de calorias para alcançar o emagrecimento. Além disso, a alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa, podendo até afetar a imunidade e deixando o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças. "Para emagrecer é necessário atividade física e redução calórica na alimentação, mas isso deve ser feito de forma gradativa e com um cardápio saudável e variado", explica a nutricionista.

Evitar tentações - Foto Getty Images

Evite as tentações

Não deixe por perto alimentos que representam tentações da dieta e apresentam um risco ao seu emagrecimento, como chocolates, balas, biscoitos recheados, doces e salgadinhos. "As guloseimas podem impedir que você siga fiel à alimentação desejada", explica a nutricionista Roberta. Isso também vale na hora de escolher um restaurante ou bar para o happy hour com os amigos: evite os lugares que oferecem alimentos calóricos e gordurosos no cardápio. O mesmo vale para o supermercado: para que comprar uma caixa de chocolate durante o período de emagrecimento? "Não faça a sua própria armadilha", diz Roberta.

mulher comendo frutas - Foto Getty Images

Saiba quando dizer "sim"

Não precisa desistir da dieta apenas por que ficou com vergonha de dizer "não" às tentações. "Estar de dieta não significa que você não pode consumir alimentos mais calóricos nunca, basta saber escolher os momentos ideais para aproveitar essa escapada", diz a nutricionista Tatiana. Além disso, a reeducação alimentar é o momento de se propor experimentar novos alimentos e sabores. "Se legumes, verduras e frutas não faziam parte do seu cotidiano, a partir de agora deverão estar presentes na alimentação diária", afirma Roberta. Uma ferramenta do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde sinaliza com carinhas tristes ou felizes o valor nutricional das refeições. "Se sua alimentação está saudável, você ganha uma carinha feliz, se estiver faltando alguns nutrientes, a carinha fica triste."

Churrasco - Foto: Getty Images

Não seja influenciável

Ninguém irá te ajudar se você não quiser se ajudar. "Aquela conversa de 'só vou comer hoje' pode tomar conta da sua rotina e desestimular seu emagrecimento", alerta a nutricionista Tatiana. Caso seus amigos e familiares resolvam sair para comer em um lugar mais calórico ou então resolvam preparar aquele bolo "especialmente para você", recuse educadamente. "Isso será uma vitória para você, dando mais força para seguir em frente", afirma Roberta Stella. "Ficar um dia sem sair com seus amigos não lhe fará perder a amizade, mas o risco de desistir da dieta é muito grande."

mulher comparando um bolo com uma maçã - Foto Getty Images

Persista nos seus objetivos

Se não resistiu e saiu da dieta, se o peso estacionou por alguns dias ou a baixa nos quilos ficou muito abaixo da esperada, não desista! "Essas são situações que ocorrem com todas as pessoas que estão no processo de emagrecimento", declara a nutricionista Roberta. "A diferença entre a pessoa que atinge o objetivo e aquela que está a todo o momento reiniciando é que a primeira não desistiu."

mulher se pesando - Foto Getty Images

Pese-se apenas uma vez por semana

"Verificar seu peso todos os dias pode fazer você cair na armadilha da ansiedade, já que o peso pode oscilar de um dia para outro sem necessariamente significar que você engordou ou emagreceu de fato", explica a nutricionista Tatiana. No entanto, saber a sua evolução é muito importante para manter-se firme em seu propósito, por isso é essencial encarar a balança toda a semana. "Nas duas primeiras semanas, a queda de peso tende a ser maior, depois passa a ser mais gradual", diz Roberta Stella. "Encare isso como um desafio e não como um motivo de desânimo e desestímulo."

mulher usando o computador - Foto Getty Images

Participe de discussões sobre emagrecimento

Ter contato com pessoas que têm o mesmo objetivo, trocando experiências, fará com que você não se sinta diferente. A conversa dá motivação para alcançar a meta de peso mais rapidamente. "O programa Dieta e Saúde permite aos assinantes criarem seu próprio blog, no qual poderá escrever todas as suas conquistas e dificuldades, compartilhando isso com todos os usuários que estão passando pelos mesmos desafios", lembra a nutricionista Roberta. "Manter esse contato com pessoas que entendem você melhor do que seus amigos e familiares - que não estão passando por esse momento difícil - ajuda a alcançar o objetivo com mais facilidade."

mulher correndo no parque - Foto: Getty Images

Pratique exercícios

A prática de exercícios regulares é a melhor aliada para o emagrecimento. Por isso, reserve um período do dia para se exercitar, pelo menos três vezes durante a semana. "Outras atitudes também ajuda, como ir de escada em vez de usar o elevador, ou dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar", afirma a nutricionista Roberta. Praticar alguma atividade durante 30 minutos por dia ajuda no bem-estar e estimula a alimentação correta.

ver texto completo


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."