Incremente seu café sem extrapolar nas calorias

Chantili, canela, menta e até chocolate podem acompanhar a bebida sem estragar a dieta

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 13/04/2012

Considerado um alimento funcional, o café contém substâncias capazes de prevenir e até mesmo curar doenças. "Ele pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, proteger o sistema cardiovascular, prevenir depressão e até emagrecer", explica o nutrólogo Fabiano Nave, especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Para aproveitar tudo de bom que a bebida traz à saúde, entretanto, o ideal é saber moderar na quantidade dos acompanhamentos mais calóricos ou escolher sempre os mais saudáveis. Confira a lista com os quitutes mais gostosos para incrementar o seu cafezinho e curta essas delícias.  

Chantili

Para quem se preocupa com o controle do peso e com uma alimentação mais saudável, a adição de chantili ao café não é uma boa opção. Sua composição - uma mistura de açúcar com creme de leite fresco - é rica em gorduras saturadas e tem alto teor calórico (uma colher de sopa equivale a aproximadamente 50 calorias). Para não abrir mão desse creme, o ideal é maneirar e optar por uma versão light. O nutrólogo Fabiano dá a dica: existe um chantili feito com creme vegetal e sem adição de açúcar, conferindo um valor calórico 25% menor. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não