Descubra sete formas de incluir a banana na sua dieta

A fruta é deliciosa, dá energia para o corpo e ainda ajuda a afastar o estresse

POR SARAH USKA - PUBLICADO EM 22/05/2012

Começar o dia com ela ou ter por perto para matar a fome na hora do lanche vale a pena: a banana, além de deliciosa, é uma das frutas mais nutritivas e campeã no quesito saciedade. "A banana possui nutrientes que promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, ajudando a reduzir as toxinas produzidas pelo colón intestinal", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Funcional.

A fruta ainda melhora a absorção de nutrientes, estimula o sistema imunológico e, graças às doses generosas de potássio, ajuda no controle da pressão arterial e na prevenção do AVC. A recomendação dos pediatras para incluir banana na dieta de uma criança com diarreia chama atenção para outra propriedade desta fruta - o efeito é resultado da pectina, substância que regula o intestino e diminui colesterol.

A versatilidade de benefícios - ainda bem! - encontra paralelo nas formas de consumo. Veja a seguir uma lista de combinações espertas para manter a banana na sua lista de alimentos preferidos. 

Farinha de banana verde

A banana, quando está verde, possui uma substância chamada amido resistente - uma porção de amido e produtos do amido que resistem à digestão no intestino delgado. "O amido resistente diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino. Também dá uma sensação de saciedade maior", afirma a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Desta forma, esse ingrediente ajuda a emagrecer, pois inibe a vontade de comer.

A banana verde trava a língua e não agrada a maioria dos paladares, por isso a farinha é uma forma de consumo mais popular. Você pode usar a farinha de banana verde como acompanhamento de frutas, no preparo de bolos ou em sucos. Basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. Pronto: a sua farinha caseira de banana verde está pronta para o consumo.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não