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Estudo sugere que ser vegetariano previne doenças cardiovasculares

Risco cardíaco diminui 28% em pessoas que não comem carne ou peixes

Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, descobriram que as pessoas que seguem o vegetariasmo correm menos risco de hospitalização e morte por doenças cardiovasculares do que as pessoas que consomem carne de qualquer tipo. Os resultados foram publicados dia 30 de janeiro na revista American Journal of Clinical Nutrition.

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O estudo analisou 45 mil voluntários com idades entre 50 e 70 anos na Inglaterra e na Escócia, incluídos em um estudo sobre câncer e nutrição feito anteriormente. Neste grupo, 34% eram vegetarianos, um número anormalmente alto para estudos deste tipo, o que permitiu aos cientistas fazer estimativas mais precisas sobre o risco cardiovascular em ambos os grupos. Os participantes, recrutados ao longo da década de 1990, responderam a questionários detalhados sobre sua saúde e seu estilo de vida.

Durante o período de acompanhamento, que durou quase 12 anos, os autores do estudo identificaram 1.235 casos de doenças cardiovasculares nos registros hospitalares, incluindo 169 óbitos. Analisando os dados, os pesquisadores descobriram que vegetarianos tinham um risco 28% menor de sofrer de doenças cardiovasculares e 32% menos chances de ser hospitalizado e morrer por conta do problema. Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool, prática de atividade física, nível educacional e desenvolvimento socioeconômico foram levados em conta.

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Os resultados também mostraram que os vegetarianos geralmente têm pressão arterial mais baixa e registram níveis de colesterol menores do que os não vegetarianos, além de apresentar índices de massa corporal (IMC) menores e menos casos de diabetes. Segundo os estudiosos, o risco de doenças cardiovasculares é menor principalmente por conta desses índices mais baixos.

Conheça os quatro tipos mais comuns de vegetarianismo

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Ao procurar por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas recorrem ao vegetarianismo. Mas, antes de excluir algumas opções de sua dieta, é importante saber quais cuidados devem ser tomados e quais tipos de vegetarianismos existem. "Há várias dietas nesse grupo, que têm suas especificidades e precisam de acompanhamentos especiais", explica a nutricionista Astrid Pfeiffer, autora do livro "A Cozinha Vegetariana", da Editora Alaúde. O vegetarianismo, assim como qualquer outro tipo de dieta, necessita do acompanhamento de um profissional para que seja realmente saudável. Veja os tipos mais comuns de vegetarianismo e os nutrientes que podem faltar nessa alimentação:

Dieta semivegetariana

frango com legumes - Foto Getty Images
frango com legumes - Foto Getty Images

Quem sempre incluiu carnes na dieta pode ter dificuldades para cortar totalmente esse alimento do cardápio. Por isso, muitas pessoas escolhem uma dieta menos restritiva, chamada dieta semivegetariana. "Os indivíduos que seguem essa alimentação limitam a ingestão de carne a, no máximo, três refeições da semana", diz a nutricionista. Com a continuidade no consumo de alimentos de origem animal, mesmo que seja em uma quantidade menor, a maioria das pessoas não precisam de suplementação de vitaminas, proteínas ou minerais. Mas a especialista adverte que, em alguns casos, a suplementação já pode ser aconselhada. "Não podemos pensar de maneira generalizada. Mesmo em uma dieta pouco estritiva como a semivegetariana, alguns indivíduos podem sofrer com a ausência de nutrientes. Por isso, antes de começar uma dieta, é essencial procurar um nutricionista", explica.

Dieta ovolactovegetariana

ovos, leite e queijos - Foto: Getty Images
ovos, leite e queijos - Foto: Getty Images

As pessoas que aderem a essa dieta excluem da alimentação todos os tipos de carnes de animais, mas continuam ingerindo ovos, leite e seus derivados - iogurte, queijo, requeijão, entre outros. "Por ser uma alimentação mais fácil de seguir no meio social, a dieta ovolacovegetariana tem um grande número de adeptos", diz a nutricionista. O leite e seus derivados são importantes fontes de proteínas, lipídios, cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e vitamina D. Por isso, quem adere a essa dieta normalmente não necessita de suplementação desses nutrientes.

Dieta vegetariana

alimentos consumidos na dieta vegetariana - Foto: Getty Images
alimentos consumidos na dieta vegetariana - Foto: Getty Images

Comumente associada à palavra vegetal, o nome vegetarianismo na verdade tem origem na palavra latina vegethus, que quer dizer força e vigor. Esse tipo exclui qualquer alimento de origem animal, como ovos, leite e todos os tipos de carne."Essa dieta, se feita da maneira correta, realmente diminui a chances de doenças e traz mais vigor ao corpo", diz a nutricionista.

Um estudo feito por pesquisadores da Cancer Research, no Reino Unido, afirma que a dieta vegetariana ajuda a proteger contra o câncer. Depois de analisar os dados médicos de 52,7 mil pessoas, com idades de 20 a 89 anos, os cientistas concluíram que as pessoas que não ingerem carne têm uma probabilidade significativamente menor de sofrerem com cânceres de diversos tipos do que as pessoas que incluem carne em sua dieta.

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Mesmo que o vegetarianismo estrito seja saudável, é preciso tomar cuidado para que alguns nutrientes encontrados na carne não faltem no organismo. Segundo a nutricionista Astrid Pfeiffer, a carne é fonte de todos os tipos de proteínas que o corpo precisa. Nenhum vegetal ou fruta pode substituí-la sozinho. Mas, ao colocar na dieta diferentes tipos de vegetais e frutas, é possível suprir essa ausência. Por isso, é importante não deixar de incluir cereais integrais, leguminosas, legumes, verduras, sementes e castanhas na dieta, já que eles contêm - juntos - todos os aminoácidos essenciais e não essenciais para o corpo.

Dieta vegana

mel - Foto: Getty Images
mel - Foto: Getty Images

Muitas vezes confundidos com os vegetarianos, os veganos também tiram de sua alimentação todos os produtos de origem animal. Mas, além de carne bovina, peixes, aves, ovos e laticínios, eles não consomem mel e gelatina. "Uma pessoa vegana é vegetariana, mas vai além da alimentação, na verdade é um estilo de vida que não utiliza nada de origem animal", explica a nutricionista. Os veganos evitam também produtos de couro, lã, seda e de outros até menos óbvios que também são de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes e perfumes. Como é o tipo mais estritivo de vegetarianismo, a dieta vegana precisa de ainda mais atenção a possível falta de nutrientes.

Nutrientes que podem faltar: proteínas

arroz e feijão - Foto Getty Images
arroz e feijão - Foto Getty Images

Dois importantes aminoácios encontrados na carne são a metiolina e a lisina. Ao contrário do que muitos acham, a dieta vegetariana também é rica em aminoácidos e contém lisina e metionina. "O que acontece e que costuma causar confusão é que a carne contém os aminoácidos metionina e a lisina.juntos. Já os alimentos de origem vegetal não. Por isso, quem adota a dieta vegetariana precisa combinar alimentos que contenham esses dois aminoácidos ao longo do dia para obter a proteína", explica a nutricionista Astrid Pfeiffer. A metionina, segundo orienta a especialista, é encontrada no grupo dos grãos, como arroz integral, trigo em grão, quinoa, aveia, dentre outros. Já a lisina é encontrada em leguminosas, como o feijão, lentilha, ervilha, soja e grão de bico.

Nutrientes que podem faltar: ferro

lentilha - Foto: Getty Images
lentilha - Foto: Getty Images

Os vegetarianos podem sofrer um risco maior de deficiência de ferro, já que as principais fontes são a carne vermelha e o fígado . No entanto, eles podem encontrar o mineral nas leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, soja e grão de bico, que podem ferro suprir as necessidades diárias desse de ferro. "Para otimizar a absorção do ferro pelo organismo é recomendado que se ingira também uma fonte de vitamina C, pois ela ajuda na absorção do mineral. Uma boa fonte é a acerola", ensina a nutricionista.

Nutrientes que podem faltar: vitamina B12

prato com salada e pílulas de suplemento - Foto Getty Images
prato com salada e pílulas de suplemento - Foto Getty Images

Essa vitamina, encontrada apenas em alimentos de origem animal, principalmente na carne vermelha, é responsável pela manutenção do funcionamento dos sistemas nervoso e circulatório e da formação de células sanguíneas. "Esse é o único nutriente que os vegetarianos estritos realmente precisam de suplementação, já que não existem fontes que não sejam animais. Já os ovolactovegetarianos podem obter esta vitamina de ovos, leites e derivados", alerta Astrid Pfeiffer.

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