Oito maneiras de consumir mais aveia

Seja no mingau ou na panqueca, alimento enche o prato de nutrientes

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 27/03/2017

A estrela da aveia é o seu teor de fibras - não só pela quantidade, mas pela qualidade do nutriente presente no alimento. Isso porque as fibras específicas da aveia, as beta-glucanas, trazem diversos benefícios ao organismo, como trazer saciedade, ajudar no trânsito intestinal e até fortalecer a imunidade. Mas se engana quem pensa que a aveia só tem fibras - ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro. Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa. Por causa do seu alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. Quer incluir esse cereal na sua dieta, mas está sem ideias? Listamos aqui algumas sugestões saudáveis de consumo:

Aveia com frutas

Nada melhor do que frutas picadas ou amassadas com aveia para o café da manhã ou lanche intermediário. "A aveia fornecerá fibras alimentares, enquanto as frutas fornecerão vitaminas e minerais indispensáveis, principalmente para começar o dia com muita energia", afirma a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição. Além disso, estudos mostram que comer frutas e aveia uma vez ao dia está relacionado com baixos níveis de colesterol. Como a aveia é fonte de carboidrato, consumir o cereal com um fruta, como a banana, pode ser um ótimo substituto do pão no café da manhã. Esse benefício se dá pela presença da beta-glucana, uma fibra hidrossolúvel que passa inerte ao processo digestivo e formam um gel em contato com água responsável por ligar-se aos ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. "Esse processo faz com o que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, reduzindo assim seus níveis no sangue."