PUBLICIDADE

Oito maneiras de consumir mais aveia

Seja no mingau ou na panqueca, alimento enche o prato de nutrientes

A estrela da aveia é o seu teor de fibras - não só pela quantidade, mas pela qualidade do nutriente presente no alimento. Isso porque as fibras específicas da aveia, as beta-glucanas, trazem diversos benefícios ao organismo, como trazer saciedade, ajudar no trânsito intestinal e até fortalecer a imunidade. Mas se engana quem pensa que a aveia só tem fibras - ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro. Para aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa. Por causa do seu alto teor de fibras, o consumo deve ser acompanhado da ingestão de líquidos. Quer incluir esse cereal na sua dieta, mas está sem ideias? Listamos aqui algumas sugestões saudáveis de consumo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aveia com frutas

Aveia com frutas - Foto: Getty Images
Aveia com frutas - Foto: Getty Images

Nada melhor do que frutas picadas ou amassadas com aveia para o café da manhã ou lanche intermediário. "A aveia fornecerá fibras alimentares, enquanto as frutas fornecerão vitaminas e minerais indispensáveis, principalmente para começar o dia com muita energia", afirma a nutricionista Paula Crook, da PB Consultoria em Nutrição. Além disso, estudos mostram que comer frutas e aveia uma vez ao dia está relacionado com baixos níveis de colesterol. Como a aveia é fonte de carboidrato, consumir o cereal com um fruta, como a banana, pode ser um ótimo substituto do pão no café da manhã. Esse benefício se dá pela presença da beta-glucana, uma fibra hidrossolúvel que passa inerte ao processo digestivo e formam um gel em contato com água responsável por ligar-se aos ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. "Esse processo faz com o que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, reduzindo assim seus níveis no sangue."

Mingau de aveia

Mingau de aveia - Foto: Getty Images
Mingau de aveia - Foto: Getty Images

Fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no café da manhã. "A ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico fornece energia para o corpo de forma gradual, não levando o individuo ao pico glicêmico e consequentemente reduzindo o risco de excesso de peso", afirma a nutricionista Paula. Além disso, a aveia promove maior tempo de saciedade por formar géis em contato com a água, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago. No entanto, a quantidade de gorduras e açúcares da receita merece atenção. O mais comum é fazer o mingau com a aveia em flocos, mas o farelo também pode ser usado. Dê preferência ao leite desnatado e a utilização de pouco açúcar, optando pelo mascavo ou pelo mel. Confira essa receita de mingau de aveia com banana e canela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Acrescente aveia às receitas

bolo de aveia - Foto: Getty Images
bolo de aveia - Foto: Getty Images

Pães, bolos e tortas cuja receita você já sabe de cor podem ganhar mais fibras com a aveia. Sabemos que a farinha branca é uma das maiores vilões da alimentação saudável, favorecendo doenças como diabetes e obesidade. Para reduzir o consumo desse alimento, você pode reduzir as quantidades acrescentando aveia em suas receitas. "Algumas podem ter até 100% de aveia, dispensando qualquer outra farinha", afirma a nutricionista Paula. Veja essa sugestão de receita de bolo integral de aveia sem açúcar.

Troque o trigo por farinha ou farelo de aveia

panquecas - Foto: Getty Images
panquecas - Foto: Getty Images

Segundo a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, a farinha de aveia vem da parte interna do grão, enquanto o farelo é obtido da camada externa da aveia. "O segundo tem mais fibras que o primeiro, mas ambos auxiliam no bom funcionamento do intestino e na saciedade", afirma. No que diz respeito à proporção, a tanto a farinha de aveia quanto o farelo de aveia podem ser usados nas mesmas medias que a de trigo em uma receita - panquecas, massas, pães, tortas... Vale usar a imaginação!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Monte um mix de cereais

farelo de aveia e quinoa - Foto: Getty Images
farelo de aveia e quinoa - Foto: Getty Images

Se você acha a aveia meio sem graça, experimente juntá-la com outros cereais de sua preferência e montar uma receita só sua, para acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Assim, você consegue agregar outros nutrientes às fibras da aveia, como gorduras insaturadas e antioxidantes. "Se você quiser, pode acrescentar também algumas oleaginosas ao seu mix, como amêndoas trituradas", lembra a nutricionista Roseli. Confira aqui uma receita de farelo funcional com aveia, linhaça e quinoa.

Aveia com iogurte

aveia com frutas e iogurte - Foto: Getty Images
aveia com frutas e iogurte - Foto: Getty Images

"O iogurte é considerado um alimento funcional pela presença dos probióticos, ou seja, bactérias benéficas que colonizam o intestino e melhoram seu funcionamento", explica a nutricionista Paula. Acrescentar uma colher de aveia soma a esse lanche o consumo de fibras, que também é um poderoso aliado do trânsito intestinal que, uma vez funcionando corretamente, ajuda desde a controlar colesterol até o emagrecimento e fortalecimento da imunidade. "A dupla aveia e iogurte contém em média 3,5 g de fibras, o equivalente a 15% do consumo recomendado de fibras ao dia", explica a especialista. Um copo de iogurte desnatado mais duas colheres de sopa de aveia tem 179 kcal, enquanto um copo de iogurte integral mais duas colheres de sopa de aveia somam 227 kcal.

Farofa com aveia

aveia- Foto: Getty Images
aveia- Foto: Getty Images

"A aveia pode substituir integralmente a farinha de milho ou outro tipo de farinha utilizada para montar uma farofa", declara a nutricionista Pauta. Você também pode usar outros grãos como linhaça, a fim de aumentar o teor de fibras e ômega 3 da preparação - o nutriente auxilia na função cognitiva, reprodutora e inflamatória.

Sucos e vitaminas com aveia

suco verde - Foto: Getty Images
suco verde - Foto: Getty Images

Muito versátil, a aveia combina muito bem em sucos e vitaminas. Além das fibras, a adição desse ingrediente aos líquidos fornece quantidades adequadas de carboidrato. "Antes de um treino esportivo ou até mesmo no café da manhã, em que o aporte de carboidrato precisa ser maior, somente o suco de frutas não supriria essa total necessidade." Faça essa receita de suco verde com aveia.