Farinha de amora impede absorção de gordura e ajuda a emagrecer

O alimento também tem forte ação antioxidante e melhora o trânsito intestinal

POR BRUNA STUPPIELLO - PUBLICADO EM 04/10/2013

A farinha de amora tem sido muito utilizada por ajudar a emagrecer e ser rica em nutrientes importantes para a saúde. Para obter o alimento, a amora é desidratada e depois moída. É interessante que a fruta seja seca em temperaturas baixas, assim evita-se a perda nutricional.

Além de contribuir para a perda de peso, a farinha também tem ação antioxidante e é rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Conheça os benefícios do alimento para o seu organismo, os nutrientes e saiba qual é a forma correta de consumi-lo.

A farinha x a fruta

A amora e a farinha de amora possuem praticamente os mesmos nutrientes. Porém, há algumas diferenças na forma como eles são oferecidos. "A fruta possui melhor biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja o corpo aproveita melhor essas substâncias, mas do ponto de vista de concentração, a farinha vence, pois ela é feita com uma quantidade muito grande de amoras", explica a nutricionista Alessandra Luglio.

Por possuir maior quantidade da fruta e não conter água, a farinha é mais calórica e também conta com grande concentração de sais minerais, vitaminas e flavonoides, compostos antioxidantes que atuam na preservação da saúde das células e processos inflamatórios, evitando doenças. Outro ponto interessante do alimento é que ele possui grandes quantidades de pectina, uma fibra solúvel. Existe a possibilidade da farinha perder alguns nutrientes, caso a desidratação seja feita em uma temperatura elevada.