Aprenda como inserir lanches na sua rotina

Selecionamos estratégias para você lembrar de consumir os alimentos e as melhores opções de lanchinhos

POR BRUNA STUPPIELLO - ATUALIZADO EM 03/11/2016

Ingerir lanches entre as três refeições principais contribui para uma alimentação saudável e a perda de peso. "Uma das vantagens de se alimentar a cada três horas é evitar ataques de fome. Ficar longos períodos sem se alimentar aumenta os níveis dos hormônios relacionados à fome (grelina) e acarretam aumento da ingestão de alimentos processados e industrializados na próxima refeição", explica a endocrinologista Adriana Pessôa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Por isso, selecionamos algumas dicas para que as pessoas consigam inserir lanches no cotidiano, sem que isso tome muito tempo e de forma que eles proporcionem benefícios para a saúde e seja aliados da dieta.

Crie técnicas de alertas

É importante ter horários definidos para consumir os lanches. "Isto porque a célula do tecido gorduroso encontra-se sob o controle do gene Clock (gene relógio). Quando não existe uma regularidade nos horários da ingestão de alimentos as chances do indivíduo ganhar peso e se tornar obeso aumentam", constata a endocrinologista Adriana Pessôa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

A tecnologia é uma grande aliada para conseguir comer em horários corretos. "Vale usar o alarme do computador, do celular, aplicativos próprios, entre outros. Para quem não quer usar tecnologias, deixar um lembrete em algum lugar visível na mesa do escritório também é uma ótima ideia", orienta a nutricionista Daniela Spimpolo, especializada em Nutrição Esportiva.