Petiscos e cerveja durante a Copa podem levar ao consumo de 7 mil calorias extras no mês

Pessoas podem engordar com consumo em excesso nos jogos do Mundial

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 16/06/2014

Assistir aos jogos do Brasil durante a Copa do Mundo pode facilmente afetar o consumo de calorias. Afinal, como estamos entretidos no jogo podemos comer mais sem se dar conta. "Não só ao assistir partidas, mas todas as vezes que tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, o cérebro irá focar naquilo que é mais interessante, no caso o jogo, e então as chances de ingerir mais alimentos aumenta porque foco não é a alimentação", explica a nutricionista Mariana Taranto, professora do Centro Universitário Celso Lisboa.

Além disso, a ansiedade também pode contribuir para que a pessoa coma a mais. Então, durante a Copa fica fácil ultrapassar a marca de 7 mil calorias extras no final do mês. Veja como algumas combinações simples entre as comidas e bebidas mais presentes na Copa do Mundo podem levar à marca de 7 mil calorias a mais após sete jogos da Seleção Brasileira:

-3 latas de cerveja (444 Kcal) + 100 gramas (um punhado) de amendoim torrado com sal (606 Kcal) = 1050 calorias.
-3 latas de cerveja (444 Kcal) + 3 espetinhos de carne bovina (723 Kcal) = 1167 calorias.
-1 pipoca média (93 gramas ? 495 Kcal) + 3 latas de cerveja (444 Kcal) + 1 fatia de queijo provolone (52 Kcal) + 1 fatia de queijo parmesão (77 Kcal) = 1068 calorias.
-1 lata de refrigerante (150 calorias) + 1 porção de 100 gramas de salgadinho de milho (449 Kcal) + 1 porção de 100 gramas de salgadinho de batata (564 Kcal) = 1163.
-1 porção de batata frita, 100 gramas (215 Kcal) + 6 coxinhas (336 Kcal) + 6 bolinhas de queijo (159 Kcal) + 1 colher de sopa de linguiça frita (84 Kcal) + 2 latas de refrigerante (300 Kcal) = 1094 calorias.
-2 cervejas (296 Kcal) + 7 fatias de salame (159 Kcal) + 5 fatias de queijo parmesão (385 Kcal) + 2 fatias de mortadela (80 kcal) + 3 fatias de queijo provolone (156 Kcal) + 1 salsicha (118 Kcal) = 1194 calorias.
-1 copo de 400 ml de caipirinha (439 Kcal) + 6 coxinhas (336 Kcal) + 5 bolinhas de queijo (132.5 Kcal) + uma porção de 100 gramas de batata frita (215 Kcal) = 1122 calorias.
-3 latas de cerveja (444 Kcal) + 50 gramas de salgadinho de batata (282) + 1 cachorro-quente completo com uma salsicha (329 Kcal) = 1105 calorias.

Lembre-se que calorias extras estão relacionadas ao ganho de peso. "Para se ter uma ideia, ingerir 250 calorias a mais todos os dias durante um mês irá proporcionar o ganho de peso, em torno de um quilo extra no mês, mas isto pode variar de acordo com o organismo", explica Taranto.

Viu como é fácil ganhar o peso extra? Para evitar que isso ocorra confira algumas dicas das nutricionistas sobre o quanto comer de cada alimento durante a Copa e os problemas dos excessos.

Cerveja e caipirinha

Uma lata de cerveja tem cerca de 148 calorias e um copo de 400 ml de caipirinha tem 439 calorias. As bebidas alcoólicas são inimigas da dieta, pois o álcool etílico possui sete calorias por grama, perdendo apenas para a gordura, que conta com nove calorias por grama. A caipirinha ainda leva açúcar em sua composição, o que aumenta ainda mais as calorias.

Além disso, as bebidas alcoólicas afetam a saúde de outras maneiras. "O álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12. A propriedade diurética da cerveja aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo", explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

Contudo, caso o desejo por uma cervejinha durante os jogos esteja grande, tente ingerir no máximo dois copos americanos da bebida. "Procure compensar a cerveja diminuindo a quantidade de petiscos e também controlando melhor a alimentação nos dias em que não haverá jogo", orienta a nutricionista Mariana Taranto, professora do Centro Universitário Celso Lisboa.