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15 itens que você deve conferir no rótulo antes de comprar alimentos

Saber fazer a interpretação ajuda a identificar presença de produtos químicos

Para mantermos uma alimentação saudável, é fundamental conhecer a procedência dos alimentos que levamos para a casa. Uma forma de saber mais sobre os itens que consumimos é ler o rótulo. De acordo com a nutricionista Claudia Bastos de Oliveira, da Clínica Dr. Pop, a leitura do rótulo ajuda a identificar a presença de produtos químicos. Dessa forma, é possível comparar e fazer a escolha dos mais nutritivos e com menos aditivos químicos.

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A seguir explicamos para você o que cada componente do rótulo representa

Ordem dos ingredientes:

 A leitura do rótulo ajuda a identificar a presença de produtos químicos
A leitura do rótulo ajuda a identificar a presença de produtos químicos

O parâmetro usado para determinar a ordem dos ingredientes no rótulo está relacionado à quantidade da substância presente. ?A lista descreve os ingredientes em ordem decrescente, ou seja, o elemento em maior quantidade para o de menor quantidade?, afirma Claudia.

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Para a nutricionista, é importante atentar-se principalmente à quantidade de açúcares (carboidratos), teor de sódio e presença de gorduras trans. Sendo assim, se no momento de olhar o rótulo de um alimento você perceber que os ingredientes citados estão entre os primeiros, tente procurar uma opção mais saudável.

Porção (gr ou ml)

É a quantidade do alimento que deve ser consumido, considerando-se uma dieta saudável. A indicação do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais (trans, saturadas, monoinsaturadas), fibra e sódio são referentes à porção indicada na embalagem do produto e não a ele como um todo.

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%VD:

É o valor diário recomendado da a quantidade de energia e de nutrientes que o produto apresenta em relação a uma dieta de 2.000Kcal.

Carboidratos:

Nos produtos industrializados são apresentados principalmente sob forma de açúcar. São utilizados como fonte de energia e, o que não for utilizado pelo corpo será armazenado na forma de gordura. As principais fontes são as raízes e tubérculos (batatas, aipim, inhame, cará), arroz, pães e massas.

Proteínas:

É importante se atentar à quantidade de açúcares, sódio e gorduras trans
É importante se atentar à quantidade de açúcares, sódio e gorduras trans

É o macronutriente responsável pela construção e manutenção de tecidos, órgãos e células. Encontradas principalmente nas leguminosas (feijões, ervilha, lentilha), carnes, ovos, leite e derivados.

Gorduras Totais:

Representam o total de gorduras (de origem animal ou vegetal) encontrada no alimento. Também são importantes fontes de energia para o corpo e importantes na absorção de vitaminas A,D,E e K. Pode aparecer no rótulo subdividida em gorduras trans, mono e poli insaturadas (ômegas 3, 6, 9)

Gorduras Saturadas (ou Monoinsaturadas):

Provenientes de alimentos de origem animal como queijos, leite, iogurte, carnes;

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Gorduras Trans:

Têm como matéria-prima a gordura hidrogenada. São encontradas principalmente em produtos industrializados como margarinas, sorvetes, salgadinhos;

Fibra alimentar:

Promove um bom funcionamento intestinal, é encontrada principalmente em frutas, verduras, hortaliças, leguminosas e cereais integrais

Sódio:

Quando consumido em excesso está relacionado a elevação da pressão arterial. Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados

Tipos de alimentos:

Alimentos in natura: Esses alimentos são obtidos diretamente de plantas ou animais sem terem sofrido qualquer tipo de alteração após deixarem a natureza. Folhas, frutas e ovos são exemplos de alimentos in natura.

Alimentos minimamente processados: Esses alimentos passam por alterações mínimas depois de retirados da natureza. Carnes, grãos empacotados ou em formato de farinha, raízes e leite pasteurizado são alguns exemplos desses alimentos.

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Processados: São alimentos que recebem adição de sal ou açúcar para durarem mais. O processamento geralmente é aplicado a alimentos in natura ou minimamente processados. Estão nessa categoria os legumes em conserva, frutas em calda e queijos.

Ultraprocessados: Esses alimentos foram submetidos a diferentes técnicas de processamento e receberam diferentes ingredientes, alguns de manuseio exclusivo da indústria. Alimentos ultraprocessados vão para o mercado prontos para o consumo, como biscoitos, refrigerantes, enlatados e frituras.