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9 lanches que podem atrapalhar o emagrecimento

Alimentos processados e carboidratos simples são os grandes vilões da dieta para emagrecer

Tendo em vista todos os fatores relacionados à saciedade, podemos dizer que os melhores alimentos para manutenção da saciedade, são aqueles com muitas fibras, pois vão aumentar o volume quando no estômago, além de permanecerem por mais tempo no trato gastrointestinal, e aqueles com proteína e gordura em sua composição.

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Em contrapartida, aqueles compostos apenas de carboidratos simples (principalmente amidos, açúcar branco e farinha de trigo branca), sem fibras, sem gorduras e sem proteínas, serão rapidamente digeridos e o esvaziamento gástrico será muito mais rápido, além de serem armazenados facilmente em forma de tecido adiposo no organismo.

Alguns exemplos de lanches que atrapalham a saciedade são:

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Artificiais e industrializados

Todos estes alimentos processados, também são vilões contra a saciedade, já que são constituídos principalmente de farinha branca, ou seja, carboidrato simples e sódio. A quantidade de fibras presentes nestes produtos alimentícios, é ínfima.

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Carboidratos simples

Esses alimentos feitos basicamente de carboidratos simples tem um índice glicêmico muito alto, isto é, quando ingeridos e absorvidos pelo organismo provocam picos de glicemia e consequentemente induzem o pâncreas a produzir uma quantidade exacerbada de insulina para conseguir colocar toda a glicose que está na corrente sanguínea para dentro das células. Porém, quando esta quantidade é muito grande, ocorre o efeito rebote e a pessoa tem uma crise de hipoglicemia, pois a insulina foi tanta que toda a glicose foi metabolizada e acabou não restando nada no sangue.

Este processo quando ocorre em menor escala, sinaliza para o cérebro que está faltando glicose no sangue, assim a "fome" aumenta e temos vontade de comer de novo. Então, deve-se evitar o consumo de lanches apenas com carboidratos simples.

Lanches ideais

O ideal para os lanches é sempre associar fibras com gorduras de boa qualidade e proteínas. Alguns alimentos que são fontes destes nutrientes são frutas frescas, frutas secas, cereais, ovos, iogurte natural desnatado, queijos magros (brancos), pães integrais artesanais (100% integral de preferência), sementes e castanhas.

Exemplos de lanches saudáveis e que trazem mais saciedade são:

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