A primeira papinha a gente nunca esquece

Saiba a hora certa de oferecer novos alimentos ao seu bebê

Por Minha Vida - publicado em 22/03/2007


Depois de seis meses só no peito, é chegada hora do bebê descobrir novos sabores. Aos pouquinhos, cabe a você apresentá-lo ao fantástico mundo dos alimentos, em todas as suas cores, aromas, texturas, gostos e combinações. É uma fase decisiva, e não só porque as comidinhas são necessárias para manter em alta o desenvolvimento, a saúde e até a disposição do baby.

A partir do que seu filhote provar nos primeiros anos, surgirão as preferências que ele vai carregar vida afora para bem ou mal.
É bem nesse comecinho que a criança adquire os hábitos alimentares que influenciarão seu desenvolvimento até a fase adulta, conta a especialista em nutrição infantil Débora Basso. Por isso, é essencial que ela entre em contato com uma alimentação saudável desde o início. Sim, é verdade que criança adora alimentos doces e gordurosos, cremosos e crocantes, o que quase sempre rima com comida industrializada, fast-food, frituras e guloseimas.

Mas acredite: mais importante do que agradar seu filhote, é ensiná-lo a comer bem. Portanto, adie ao máximo a oferta desses produtos, que costumam ter muitas calorias e poucos nutrientes, e... corra para a feira!

Cardápio sob medida
As primeiras novidades no cardápio do bebê devem ser frutas e verduras. Ofereça um tipo de cada vez, três vezes ao dia, além do leite materno à vontade. Vá com calma, variando aos poucos os alimentos, para que o pequeno se habitue com os diferentes sabores. Se ele não gostar, mude a forma do preparo e insista mais algumas vezes , orienta Débora.

Depois que o bebê completar um ano de vida, acrescente ao cardápio dois lanches, um no meio da manhã e outro à tarde, além das combinações de sucos, papinhas e sopas de frutas e legumes três vezes ao dia. E continue com a amamentação enquanto ele quiser, de preferência até os dois anos de idade.  Tão importante quanto o que o seu filho come é o ambiente onde são servidas as comidinhas. 



O local deve ser tranqüilo e voltado exclusivamente para o momento da refeição, sem brinquedos, televisão ou objetos que distraiam a criança. Instigue o bebê a provar tudo, mesmo que isso signifique uma tremenda bagunça e papinha por todo lado.

Meu bebê é fã de amora, uva e pêssego
Começamos com o tradicional: suquinhos, sopinhas leves e papinhas de banana, maçã e mamão, quando a Luiza tinha ainda cinco meses. Mas não ficamos no básico, e sempre fizemos questão de oferecer bastante variedade. Frutas, ela provou todas.

Ficou fã de amora, uva e pêssego a única que não gosta é lichia. Acho que ajudou muito o fato de eu também comer muitas frutas, legumes e verduras com ela e na frente dela, porque o prazer da gente acaba despertando a vontade nas crianças.

Hoje a Luiza come de tudo, mas prefere de longe os alimentos saudáveis, como uma supersopa de legumes com macarrão. Apesar de miudinha, ela tem um apetite voraz e é curiosíssima. Além de comer a parte dela, pede o lanche das tias na escola, quer experimentar tudo que vê os outros comendo e, se a gente descuida, até a ração dos cachorros ela rouba pra provar.

*** Carolina Nodari é mãe da Luiza, de 1 ano e 7 meses

Até agora, qual a sua maior dificuldade nos cuidados com
seu bebê? Por quê?




Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui