Refrigerante sem açúcar pode diminuir funções dos rins

Consumir dois ou mais copos por dia da bebida pode gerar a queda, diz estudo

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 09/11/2009

Um estudo norte-americano, conduzido pela organização Nurses Health Study, conclui que consumir dois ou mais copos dos chamados refrigerantes zero ou diet  "sem adição de açúcar ", pode oferecer maiores riscos de problemas aos rins. O resultado aponta que as mulheres que beberam tal quantidade tiveram queda de 30% das suas funções renais durante o período do estudo, que foi apresentado em encontro da Sociedade Americana de Nefrologia, em São Diego (EUA).

O estudo partiu de questionários alimentares feitos em 1984, 1986 e 1990 com mais de 3.200 mulheres. As participantes avaliadas tiveram bebidas açucaradas retiradas do cardápio. Em seguida, as mulheres responderam sobre a frequência com que ingeriam as bebidas: se menos de uma vez por mês de uma a quatro vezes por mês; duas a seis vezes por semana; uma vez ao dia e duas vezes ao dia ou com maior frequência. 

Após uma comparação entre a função dos rins das mulheres em 1989 e 2000, observou-se que 11,4% das mulheres participantes apresentaram diminuição das funções renais em 30% ou mais, sendo que as que apresentaram mais problemas foram as que beberam dois ou mais copos de refrigerante sem açúcar por dia. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não