Torne sua ceia de Natal mais saudável

Economize calorias na ceia e não sofra com os quilos a mais

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/12/2009

1.Como diminuir ou evitar os excessos na ceia de Natal?

Comer em pequenas quantidades, não repetir e beber com moderação ajudará muito você a minimizar qualquer excesso e ter uma ceia de natal light. Além disso, evite comer vários doces.

PUBLICIDADE

Dê preferência às comidas saudáveis de Natal, como frutas naturais na sobremesa. Nos dias anteriores, comece a diminuir a ingestão de alimentos muito calóricos para que o impacto da ceia de Natal não seja percebido na balança. Com pequenos cuidados, é possível evitar o ganho de peso.

2. Como deve ser a alimentação após a ceia?

Se houve algum excesso alimentar na ceia, no dia seguinte, faça refeições ricas em alimentos menos calóricos e que contêm bastante água na composição como, por exemplo, frutas, legumes e verduras.

homem cortando o peru de natal - Foto Getty Images
homem cortando o peru de natal

Evite os alimentos mais gordurosos ou os ricos em açúcar. O que deve ser evitado é fazer uma restrição excessiva para compensar a elevada quantidade ingerida na noite anterior. Beba muita água e se alimente de 4 em 4 horas.

3. Qual a diferença entre o panettone tradicional e a versão light?

O panettone light não apresenta acréscimo de açúcar. Dessa maneira, ele foi desenvolvido para atender as pessoas com diabetes. Pela diminuição na quantidade de carboidratos, o valor calórico do panettone light também é menor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Uma fatia de 80 gramas do panettone tradicional apresenta 280 calorias e 42 g de carboidratos. Já, esses valores para o panettone light são 210 Kcal e 34 g, respectivamente.

4. Alimentos da ceia de Natal: o lombo ou o pernil é mais light?

Uma das melhores opções para a ceia natalina é o lombo. Ele apresenta menos da metade da quantidade de gorduras em relação ao pernil.

Como as gorduras são os nutrientes que apresentam maior energia por grama, a quantidade calórica do lombo é menor, tornando esse tipo de carne mais leve.

Uma fatia média (80 g) de pernil assado apresenta 262 Kcal e 13,9 g de gorduras. Já, o lombo assado contém 210 Kcal e 6,4 g de gorduras.

Antes de sair exagerando nas festas de fina de olho, faça uma avaliação de seu peso e de sua saúde e lembre-se: os excessos demoram para serem elimanados do organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)