Versões de café gelado são opção refrescante da bebida

Prepare receitas que são verdadeiros coquetéis

POR NATALIA DO VALE - ATUALIZADO EM 19/02/2016

Puro, com leite, com canela, com chantilly, com chocolate e tantas outras combinações, o café é a bebida mais popular do país. Quem gosta, não abre mão dele nem nos dias mais quentes.

Por isso mesmo, a versão gelada da bebida está conquistando paladares e ganhando receitas incrementadas nas cafeterias. Mas café frio é bom?

"Às vezes, as pessoas estranham, mas quando provam a primeira dose, não querem mais parar. Além de saborosa e inusitada para o gosto brasileiro, as receitas tornam apreciável o sabor de todos os ingredientes sem que o café, apesar de forte, se sobressaia na mistura", explica a barista Cecília Sanada do Octavio Café, em São Paulo. Abaixo, confira receitas para fazer a mistura de sabor bem brasileiro em casa.

Foto divulgação Octavio Café
Café gelado

Café Gelado
Ingredientes
- 150 ml de suco de laranja
- 10 ml de suco de limão
- 50 ml de expresso
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 4 pedras de gelo

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar homogêneo.

Apesar de ser uma combinação inusitada, é um drink extremamente refrescante.

Receita cedida por Silvia Magalhães- Otávio Café

Foto divulgação Octavio Café
Café silvestre

Café Silvestre
Ingredientes

-1 bola de sorvete de creme
-1 xícara de café gelado
-1 colher de cobertura de morango
-1 colher de sopa de chocolate branco em raspas chantily

Modo de Preparo: Decorar uma taça com a cobertura de morango. Adicionar uma bola de sorvete de creme e o café gelado. Decorar com chantily, cobertura de morango e raspas de chocolate branco.

Receita cedida pelo Fran's Café

Foto divulgação Octavio Café
Menta Café

Menta Café
Ingredientes

- 4 bolas de sorvete de Menta
- 2 doses de expresso (100 ml)

Modo de preparo
Bater o sorvete junto com o expresso no liquidificador e deixar com uma consistência de Milk-shake.

Receita cedida por Silvia Magalhães- Otávio Café

Foto divulgação Octavio Café
Vanila Café

Vanilla Café
Ingredientes

- 2 bolas de sorvete de nata
- 1 dose de espresso (50 ml)
- fava de baunilha (5 cm)

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador (colocar apenas as sementes da fava de baunilha) e bater até ficar com a consistência de Milk-shake.

Receita cedida por Silvia Magalhães- Otávio Café

Refrescância sim, hidratação não

Substância estimulante presente no café, a cafeína funciona como uma espécie de diurético no organismo. Por isso, quando a bebida é consumida em excesso, pode desidratar.

Porém, a nutricionista Daniela Abrahão explica que, quando gelada, ela ajuda a refrescar:

"Toda bebida gelada refresca e como tem água em sua composição, o café parece hidratar, mas esta sensação é aparente e rápida, pois, poucos minutos após a ingestão vem a sede".

Cinco xícaras de café que não pesam na balança

Tomar, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e, quando ingerido em conjunto com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir peso.

Esta foi a conclusão de um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Unifesp, que acompanhou por 18 semanas 60 pacientes com índices elevados de colesterol em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da universidade.

A redução de peso, do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificada durante esse período foi, em média, de 1,5%. De acordo com Rosana Perim Costa, nutricionista e autora da pesquisa, a forma como o brasileiro prepara o café - em coador de pano ou em filtro de papel - impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).

"A cafeína, além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de calorias", afirma Rosana. "O café possui pouquíssimas calorias e é termogênico, por isso ativa o metabolismo, acelerando a quebra de gorduras. Porém se este café for adoçado com açúcar, as calorias vão aumentar e você ganhará peso", explica Daniela Abrahão.

Beba com moderação

CompostoCaféÁgua MineralGatorade
Potássio100-500 mg1,50 mg120 mg
Cálcio100-300 mg60 mg0 mg
Magnésio120-250 mg13 mg0 mg
Sódio20 a 70 mg1 mg450 mg
Cloro0,01 mg0,01 mg420 mg
Ferro2 a 5 mg 0mg0 mg
Zinco5 a 30 mg0 mg0 mg
Estrôncio5 a 20 mg0 mg0 mg
Outros1 a 2 mgTraçosH 60g/240Kcal
Fonte: Encyclopedia of Food Science, Technology and Nutrition - Academic Press, 1993

Em quantidades moderadas (o equivalente a 400-500 mg/dia ou até 4 xícaras), estudos apontam que a cafeína não é prejudicial a saúde humana, desde a gestação até o final da vida, mas é importante estar atento aos malefícios que o consumo excessivo do café pode causar.

"Existem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos da cafeína. Por conta d isso podem apresentar ansiedade, tremores, insônia e até mesmo um quadro de pânico", explica Daniela Abrahão. "Existem muitos outros efeitos colaterais apontados por estudos no mundo todo, mas os resultados são contraditórios, portanto é melhor ter cautela e moderação no consumo", finaliza.