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Evite o aumento de peso ao parar de fumar

Mulher engorda mais que homem após abandonar o vício

Largar o cigarro evidentemente traz benefícios para a vida de qualquer fumante. No entanto, é preciso ter cuidado até na hora de abandonar o vício. O momento é delicado. Afinal, trata-se também de uma dependência psicológica. Além disso, um medo muito comum entre quem quer dar um basta no cigarro também assombra: a balança. Ex-fumantes, em sua grande maioria, ganham peso quando abandonam o vício. E, nesta batalha por uma vida mais saudável, as mulheres têm de se esforçar ainda mais para não ganhar peso.

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Mulheres engordam mais que os homens
Jaqueline Scholz Issa, chefe do ambulatório de tabagismo do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, acompanhou durante três anos uma centena de homens e mulheres fumantes que tentavam abandonar o cigarro. A experiência conduzida pela profissional aponta que uma ex-fumante acaba incorporando, em média, 7 quilos à sua silhueta. O aumento de peso é o principal motivo que leva as mulheres de volta ao vício. Elas retomam o hábito e, em pouco tempo, começam a emagrecer.

Dicas para manter o peso após largar o cigarro - Foto: Getty Images
Evite ganhar peso ao largar o cigarro

É verdade que a nicotina aumenta a queima de gordura. Mas a perda calórica provocada pela substância não justifica inteiramente o fato de a maioria das mulheres engordar tanto ao parar de fumar. Se fosse assim, os homens que abandonam o tabagismo também ganhariam muitos quilos. Não é o que acontece. A pesquisa do Incor revela que os homens, ao deixar o cigarro, não sofrem alterações de peso significativas. As ex-fumantes engordam porque, na verdade, tendem mais a substituir a falta do cigarro por comida. Essa substituição é mais frequente entre as mulheres porque suas crises de abstinência costumam ser mais intensas que as dos homens. A suspeita dos especialistas é de que isso ocorre por causa das violentas alterações hormonais que regem o organismo feminino.

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É natural também que assim que deixem o hábito para trás, os ex-fumantes retomem o paladar mais aguçado, logo ficam mais propensos a saborearem uma quantidade maior de alimentos. O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal.

Dicas para parar de fumar
- Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

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- Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis.

- Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.

- Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.

- Lembre-se: é importante o apoio de um médico e um nutricionista para que você se sinta amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.

Dicas para não engordar ao parar de fumar
- Atividade física regular pode ajudar a evitar o ganho elevado de peso. Ela também aumenta a sensação de bem-estar. Os benefícios ao abandonar o tabaco são grandes. Provavelmente você irá respirar mais facilmente quando realizar exercícios. O ideal é tentar realizar 30 minutos ou mais de atividade física moderada na maioria dos dias da semana, de preferência todos os dias.

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- Limite os lanches e o álcool. Fazer mais lanches ricos em gordura e açúcar e beber mais álcool pode ocasionar muito ganho de peso quando você para de fumar.

- Não se negue um pequeno presente ocasional, como, por exemplo, tomar um sorvetinho. Mas lembre-se de não exagerar e sirva-se com parcimônia