Evite o aumento de peso ao parar de fumar

Mulher engorda mais que homem após abandonar o vício

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 22/11/2010

Largar o cigarro evidentemente traz benefícios para a vida de qualquer fumante. No entanto, é preciso ter cuidado até na hora de abandonar o vício. O momento é delicado. Afinal, trata-se também de uma dependência psicológica. Além disso, um medo muito comum entre quem quer dar um basta no cigarro também assombra: a balança. Ex-fumantes, em sua grande maioria, ganham peso quando abandonam o vício. E, nesta batalha por uma vida mais saudável, as mulheres têm de se esforçar ainda mais para não ganhar peso.

Mulheres engordam mais que os homens
Jaqueline Scholz Issa, chefe do ambulatório de tabagismo do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, acompanhou durante três anos uma centena de homens e mulheres fumantes que tentavam abandonar o cigarro. A experiência conduzida pela profissional aponta que uma ex-fumante acaba incorporando, em média, 7 quilos à sua silhueta. O aumento de peso é o principal motivo que leva as mulheres de volta ao vício. Elas retomam o hábito e, em pouco tempo, começam a emagrecer.  

Dicas para manter o peso após largar o cigarro - Foto: Getty Images
Evite ganhar peso ao largar o cigarro

É verdade que a nicotina aumenta a queima de gordura. Mas a perda calórica provocada pela substância não justifica inteiramente o fato de a maioria das mulheres engordar tanto ao parar de fumar. Se fosse assim, os homens que abandonam o tabagismo também ganhariam muitos quilos. Não é o que acontece. A pesquisa do Incor revela que os homens, ao deixar o cigarro, não sofrem alterações de peso significativas. As ex-fumantes engordam porque, na verdade, tendem mais a substituir a falta do cigarro por comida. Essa substituição é mais frequente entre as mulheres porque suas crises de abstinência costumam ser mais intensas que as dos homens. A suspeita dos especialistas é de que isso ocorre por causa das violentas alterações hormonais que regem o organismo feminino.

É natural também que assim que deixem o hábito para trás, os ex-fumantes retomem o paladar mais aguçado, logo ficam mais propensos a saborearem uma quantidade maior de alimentos. O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal. 

Calcule seu peso ideal

Sua meta de peso é saudável?

Dicas para parar de fumar
- Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

- Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis.

- Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.

- Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.

- Lembre-se: é importante o apoio de um médico e um nutricionista para que você se sinta amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.  

Dicas para não engordar ao parar de fumar
- Atividade física regular pode ajudar a evitar o ganho elevado de peso. Ela também aumenta a sensação de bem-estar. Os benefícios ao abandonar o tabaco são grandes. Provavelmente você irá respirar mais facilmente quando realizar exercícios. O ideal é tentar realizar 30 minutos ou mais de atividade física moderada na maioria dos dias da semana, de preferência todos os dias.

- Limite os lanches e o álcool. Fazer mais lanches ricos em gordura e açúcar e beber mais álcool pode ocasionar muito ganho de peso quando você para de fumar.

- Não se negue um pequeno presente ocasional, como, por exemplo, tomar um sorvetinho. Mas lembre-se de não exagerar e sirva-se com parcimônia 

Seu peso dos sonhos é ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso atual e sua
meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não