PUBLICIDADE

Chá branco combate o envelhecimento e ajuda a queimar gordura

Bebida acelera o metabolismo e ainda diminuiu os índices de colesterol

Os chás são eternos aliados das pessoas que estão preocupadas com a saúde e com a boa forma. Há uma variedade tão grande no mercado que fica difícil acreditar que exista um desconhecido capaz de oferecer todos os benefícios das bebidas já famosas. Mas o chá branco surge como uma nova maravilha pouco consumida no Brasil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A infusão, desfrutada pelos chineses há mais de mil anos, acelera o metabolismo, desincha, queima gordura, retarda o envelhecimento e ainda diminuiu os índices de colesterol. A lista de benfeitorias do chá branco é familiar a do chá verde. E não é por acaso. Os dois são extraídos da mesma planta, a Camellia Sinensis. No entanto, o chá branco leva algumas vantagens se comparado ao seu parente mais famoso. Ele tem o sabor suave e atua de forma muito mais intensa no organismo. A alta potência dele chega a ser 40% maior do que a do chá verde, explica a nutricionista Andrea Frias, Ph.D em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

Chá branco ajuda na dieta - Foto: Getty Images
Chá branco ajuda na dieta - Foto: Getty Images

A superioridade, segundo a especialista, vem desde a colheita. Diferente de seu similar, a extração das folhas é feita mais cedo, quando as flores não desabrocharam e ainda estão cobertas por uma penugem branca - o que explica o seu nome. Nesta fase, elas concentram polifenóis e catequinas, duas substâncias que turbinam o ritmo do metabolismo por serem altamente antioxidantes e termogênicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com um estudo publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, o metabolismo é acelerado em 8% com o chá branco, o dobro do efeito do chá verde. A publicação diz também que em um teste feito com 20 pacientes, divididos em dois grupos de dez, os que tomaram a infusão emagreceram 6 quilos em um mês, dois a mais dos que beberam o chá verde. O resultado clínico também mostrou diferenças na cintura. Enquanto o chá branco afinou 5 centímetros, o seu concorrente chegou aos 3 apenas.

Para Andrea, o chá branco possui virtudes animadoras. "Ele é capaz de aumentar a saciedade ao inibir enzimas que são responsáveis pela compulsão alimentar, tirar impurezas do organismo e reduzir a gordura que vem dos alimentos, o que ajuda no emagrecimento", diz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alem de ser um aliado na luta contra a balança, a combinação entre uma dieta leve e um litro de chá branco por dia, o que da em media 4 ou 5 xícaras intercaladas entre as refeições, fortalece o sistema imunológico e elimina os radicais livres, deixando a pessoa mais resistente a doenças e com a pele mais jovem.

Uma pesquisa feita pela universidade Case Western Reserve, dos Estados Unidos, indica que há ainda mais benefícios para quem toma a infusão.

Segundo um estudo conduzido pela instituição, dados revelam que o chá branco previne doenças cardiovasculares ao fortalecer as artérias e diminuir o colesterol ruim (LDL), age como antigripal e anti-inflamatório, diminui os riscos de câncer de pele e previne contra cáries e placas nos dentes.

O chá pode ser encontrado in natura, em cápsulas, em sachês e nos formatos instantâneo ou pronto. Os especialistas aconselham a compra da erva a granel, pois versões industrializadas podem conter uma quantidade pequena do chá na composição do produto. Mas prepare o bolso: por ter uma extração manual e ser importado da China e do Japão, seu preço é salgado. Um simples pacotinho custa, em média, R$ 20 e pode chegar a mais de R$ 100 se for orgânico.