Para fugir do remédio, tome sopa

Escolha os participantes certos para o seu prato e saboreie os benefícios

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 28/06/2007

Inverno tem gostinho e aroma de sopa, combinação tão irresistível de ingredientes que, só de pensar, já enche a boca de saliva. E saiba que, ao seguir a prazerosa tradição do clima frio, você pode aproveitar para dar uma caprichada no humor ou mesmo calibrar a saúde. (encontre uma dieta que emagrece e preserve a sua saúde, clique aqui)Optando pela receita certa, você incrementa sua sopa e garante aquele pique extra para encarar o dia, dá uma turbinada no apetite sexual, elimina das gordurinhas a mais, espanta de vez o resfriado ou aproveita boas horas de sono. Conte com as dicas do Minha Vida e tenha o inverno mais gostoso da história. (receitas deliciosas e saudáveis numa seção incrível)

Doses de relaxamento no prato
Para dar efeitos relaxantes à sua sopa e desfrutar de uma boa noite de sono, a dica é inserir ingredientes fontes de triptofano, na receita. O triptofano é um aminoácido que, entre outras atividades, participa da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações relaxantes , explica a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. (Ronco, ouça o que esse barulho quer dizer)


Recorra às carnes vermelhas para encontrar o aminoácido e incrementar o seu jantar. Como o triptofano precisa da ajuda dos carboidratos para agir, é importante que uma fonte desse nutriente faça parte da receita. A escolha fica por sua conta, mas arroz, macarrão, batata e mandioquinha são ótimas opções para o prato quente. Salpicar queijo ralado sobre a sopa é mais uma maneira de deixá-la com sabor de bons sonhos, já que o aminoácido também é encontrado nos derivados do leite.

Espante a preguiça
Reforce seu cardápio com uma sopa capaz de oferecer pique para o dia todo. Os ingredientes cheios de disposição são aqueles ricos em carboidratos, macronutriente responsável pelo fornecimento de grande parte da energia que o corpo necessita.

Presentes nos pães, arroz, macarrão e batata, dá para usar a imaginação na hora de preparar uma sopa energizante. Você pode, por exemplo, fazer uma sopa à base de batata acompanhada de crutons. Porém, se você está de dieta, tome cuidado para não exagerar em tais ingredientes.

Além da conta, os carboidratos são armazenados em forma de gordura corporal, levando ao aumento de peso , alerta a nutricionista do Minha Vida. (Sinal verde para os carboidratos: tire todas as suas dúvidas para introduzi-los no cardápio sem medo)

Aqueça seu relacionamento
Conhecidos como afrodisíacos, os alimentos estimulantes do desejo sexual têm o poder de apimentar a relação porque dão uma acelerada na circulação. Ou seja, o estímulo acontece por causa da atuação desses alimentos sobre a corrente sanguínea. Bons representantes desse time e que podem entrar como ingredientes da sua sopa são o aspargo e o açafrão. (69 truques para você arrasar na cama)

Alguns outros fatores como o aspecto, o aroma e a sensação que tais alimentos provocam ao serem consumidos, também influenciam no apetite pelo sexo. O cheiro de curry ou gengibre, por exemplo, despertam sensações que interferem na liberação de determinados hormônios sexuais , conta a especialista da RG Nutri, Andréa Andrade. A combinação é ótima para preparar uma sopa bem quente.

Queime os quilos a mais
Se a sua intenção é preparar uma sopa poderosa contra os quilinhos a mais, sem deixar a preocupação com a saúde de lado, encha a panela de legumes. (Faça uma avaliação nutricional gratuita e monte o cardápio ideal para você).Por conterem bastante água em sua composição, vagem, chuchu, abobrinha e cenoura são só alguns exemplos do time de vegetais que devem fazer parte da refeição de quem quer emagrecer.

Além de servirem como armas a favor do emagrecimento, os legumes são ricos em diversos nutrientes. A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno, micronutriente conhecido como pró-vitamina A por ser convertido na vitamina. Quando cozida, dá para tirar ainda mais proveito do betacaroteno presente na cenoura, já que, devido ao calor que foi submetido, o organismo capta melhor o micronutriente.

Você pode escolher seu modo de preparo preferido: legume picado ou passado no liquidificador tanto faz. Só não vale coar. As fibras se perdem durante a passagem pela peneira , exemplifica Roberta sobre as perdas de nutrientes. (Conte com as fibras para regular o funcionamento do intestino)

Dê fim aos espirros
Deliciar uma sopa de tomate com manjericão é ótima alternativa para quem quer se reerguer de um resfriado. Isso porque os dois ingredientes contêm vitamina C, famoso nutriente apontado por estudos pela capacidade de amenizar os sintomas desse mal-estar tão comum quando a chuva rareia. (Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?). Além disso, o tomate apresenta boas doses de minerais importantes à saúde. Magnésio, ferro, fósforo e manganês são facilmente encontrados no fruto e ótimos para prevenir o enfraquecimento ósseo.







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