Suplementos de soja ajudam a combater perda de massa óssea

Falta de estrógeno na menopausa aumenta as chances de osteoporose

Por Minha Vida - publicado em 09/08/2011


Suplementos à base de soja podem ajudar mulheres que sofrem de perda de massa óssea, diz um estudo feito pelo departamento de osteoporose da Universidade de Miami (EUA). Segundo os autores da pesquisa, que contou também com a participação de cientistas da Universidade de Loma Linda e da Universidade da Califórnia, a suplementação feita com soja é um tratamento secundário e não substitui os tratamentos hormonais tradicionais.

O estudo foi feito com 182 mulheres, escolhidas aleatoriamente, durante os seus cinco primeiros anos na menopausa. Elas foram divididas em dois grupos: um recebeu suplementos de soja em sua alimentação e o outro, placebo.

Após dois anos, as mulheres que tomaram suplementos de soja apresentaram menos perda de massa óssea, além de controlar outros sintomas da menopausa, como ondas de calor, falta de desejo sexual e dificuldade de dormir.

Segundo os autores do estudo, isso acontece porque a soja contém quantidades consideráveis de isoflavonoides, substâncias que têm ação parecida com as do estrógeno no organismo. Como todos os sintomas da menopausa estão ligados à baixa produção de estrógeno, consumir isoflavonoides pode ajudar a amenizar os problemas.  

O que é osteoporose?

Vitamina D também ajuda no combate

Um guia clínico para a ingestão de vitamina D no tratamento e prevenção contra a osteoporose foi publicado na edição online do Canadian Medical Association Journal. As orientações recomendam uma dose diária de até 25 microgramas (400 a 1000 UI) para adultos abaixo de 50 anos, sem osteoporose ou condições que afetem absorção de vitamina D. Já para indivíduos com mais de 50 anos, o consumo recomendável deve ser de, no máximo, 50 microgramas (800 a 2000 UI). Doses maiores que esta requerem supervisão médica.

Até agora, a ingestão recomendada pelo U.S. Dietary Reference Intake para crianças e adultos até 50 anos era de cinco microgramas por dia (200 UI/dia). A recomendação aumentava para 10 microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50-71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos. Para saber como ingerir corretamente essas doses, vale ficar atento aos rótulos dos alimentos. 

A vitamina D é essencial para o tratamento da osteoporose, pois ela promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer. 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui