Analisar rótulo garante contagem certa de sódio em sua alimentação

Mineral não está apenas em alimentos salgados, saiba onde encontrá-lo

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 17/11/2011

foto especialista
Simone Cardoso Freire Nutricionista - CRN 1111/SP

O modelo de rotulagem nutricional, já passou por vários seguimentos de informações. Ele é seguido de forma padronizada desde 2001, com objetivo de indicar a proporção dos principais nutrientes para auxiliar nas escolhas dos alimentos, assim como orientar para a organização das refeições e, consequentemente, melhorar a saúde. No entanto, observamos que muitas pessoas não usam esta ferramenta na hora da escolha e acabam selecionando seus alimentos por prazer, e não pela saudabilidade que eles podem conferir.

Atualmente, o consumo de sal atinge aproximadamente 12g/dia, e por isso vem sendo estudado quais são os alimentos com maior presença de sódio na alimentação e que poderiam ser diminuídos. Porém, quando discutimos este aspecto, muitas pessoas se confundem na hora de quantificar o sal, pois na rotulagem ele está indicado como sódio apenas. De fato, temos dois nomes para referir ao sódio por causa da composição do sal de cozinha. Vamos descrever quem é quem e aonde encontramos.

O sódio é um mineral naturalmente encontrado em alguns alimentos em pequenas quantidades, como no leite, ovos e vísceras. No entanto, quando o sódio está sozinho, não confere sabor salgado. 

Temos inúmeros alimentos industrializados que utilizam o sal para salgar, como: embutidos, queijos, salgadinhos, biscoitos.

O cloreto de sódio - cuja fórmula é NaCl - é chamado de sal de cozinha. Ele contém 40% de sódio e 60% de cloreto. Portanto, em 1g de sal (quantidade de sal encontrado no sachê de restaurantes), contém 400mg de Na (Sódio). O sal confere sabor salgado aos alimentos e é adicionado com esta finalidade. Temos inúmeros alimentos industrializados que utilizam o sal para salgar, como: embutidos, queijos, salgadinhos, biscoitos. Em casa também utilizamos o sal para preparar nossas refeições - no arroz, no feijão, nas carnes e saladas.

O sódio também pode ser encontrado em alguns edulcorantes, como a sacarina e o ciclamato de sódio. Por isso, bebidas que utilizam essas substâncias para adoçar vão ter valores maiores de sódio, quando comparadas com bebidas adoçadas com açúcar.

Também encontramos sódio para garantir a qualidade do alimento em substâncias compostas, como biscoitos doces, enlatados. Ele também é encontrado na forma de glutamato monossódico. Portanto, fique de olho nas várias possibilidades de encontrar o sódio, pois a necessidade do organismo humano deste mineral é relativamente pequena, e o seu aumento vem causando impactos negativos na população, como o aumento da pressão arterial. 

Alimentos em 100gQuantidade
Leite integral64
Fígado bovino cru76
Ovo de galinha168
Seleta de legumes enlatada398
Molho de Tomate325
Biscoito maisena352
Pão Francês648
Biscoito salgado cream cracker854
Linguiça de porco1.259
Macarrão Instantâneo com tempero1.516
Batata Chips5.632
Glutamato monossódico12.300
Bacalhau salgado cru13.585
Caldo de carne em tablete22.180
Tempero a base de sal32.560

A recomendação para o consumo de sal é de cinco gramas por dia. Neste caso, todo o sódio deve ser contado: o do sal de cozinha, dos alimentos in natura, dos edulcorantes e de todos citados no texto acima. Lembre-se de fazer o cálculo para a conversão do sal (NaCl) e, aqui, o total de sódio recomendado corresponde a 2000mg de sódio. A tabela acima contém alguns alimentos na quantidade de 100g com o teor de sódio respectivo. Boas Escolhas! 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não