4 substitutos light para o refrigerante

Mesmo sem calorias, ele distende o estômago e aumenta a fome

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 15/02/2008

A função da alimentação é fornecer energia e nutrientes na quantidade adequada para o nosso corpo. Entre as bebidas, o refrigerante está entre as prediletas para acompanhar uma refeição ou para matar a sede. Mas essas bebidas integram o grupo de alimentos com calorias vazias , explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Isso porque eles fornecem calorias sem oferecer nutrientes importantes para o nosso corpo, como vitaminas e sais minerais.Então nem adianta apelar para as versões light e zero que, mesmo sem comprometer a dieta, também não fornecem nutrientes como na versão tradicional. Aliás, a não presença de calorias não pode ser uma desculpa para aumentar a ingestão de refrigerante , reforça a nutricionista.

As bebidas gaseificadas distendem o estômago dando uma falsa sensação de saciedade. Isso poderá antecipar a sensação de fome, podendo levar a um excesso alimentar durante o dia .

A seguir, a especialista oferece opções muito mais refrescantes e saudáveis para você matar a sede:

1.Água: é o melhor hidratante para o organismo. E, de quebra, não apresenta calorias.

2. Água de coco: é uma excelente opção para aplacar a sede nos dias de calor intenso. Ela repõe os nutrientes perdidos através da transpiração. Mas cuidado: um copo de 200 mL contém 40 calorias.

3. Água levemente gaseificada: apesar de conter menos gás do que os refrigerantes, o consumo deve ser moderado, evitando a distensão do estômago. Contente-se com um copo pequeno ou 200 mL.

4. Sucos naturais: depois da água, eles formam a melhor opção hidratante para o organismo, fornecendo carboidratos, vitaminas e minerais. Entretanto, por serem calóricos, não devem ser ingeridos no lugar da água. Consuma, no máximo, dois copos por dia e prefira os sucos naturais feitos na hora. Assim, alguns dos nutrientes não são perdidos. É o caso da vitamina C que, por ser volátil, se perde com o calor do ambiente. E evite adoçá-los (se necessário, fique com adoçantes em vez do açúcar).

Abaixo, você confere a quantidade de calorias de alguns sucos em um copo (240 mL).

Suco de maracujá sem açúcar: 24 kcal Suco de melão sem açúcar: 38 kcal Suco de manga sem açúcar: 53 kcal
Suco de morango sem açúcar: 53 kcal Suco de abacaxi sem açúcar: 60 kcal Suco de goiaba sem açúcar: 60 kcal
Suco de laranja natural: 139 kcal
Suco de laranja, cenoura e beterraba: 94 kcal

Se você tem dúvidas sobre alimentação ou deseja um acompanhamento nutricional personalizado, faça uma avaliação grátis e conheça o programa alimentar Dieta & Saúde.





PUBLICIDADE