7 benefícios do pimentão para a saúde

O alimento é rico em antioxidantes, que trazem diversos efeitos para o corpo

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 11/05/2017

O pimentão é um vegetal parente das pimentas, só que com níveis de picância muito baixos, por não conter grandes quantidades de capsaicina, substância que dá o sabor ardido a esses alimentos.

PUBLICIDADE

Para cada cor, uma propriedade diferente

Quando falamos no pimentão, sempre pensamos nas três cores. Mas você sabia que todos são o mesmo vegetal? "O que muda são os estágios de maturação, o verde é o inicial, depois ele fica amarelo e então se avermelha", explica o nutrólogo Roberto Navarro. E cada fase tem nutrientes diferentes, conforme explica o especialista: enquanto o vermelho tem mais zinco e vitamina A, o amarelo tem excelentes concentrações de vitamina C. "Já o verde tem essa vitamina, mas em menor quantidade, pois quanto mais tempo no pé, mais nutrientes o pimentão acumula", finaliza Navarro.

E não importa a versão, todos tem de sobra antioxidantes, o que confere ao pimentão, de modo geral, diversas propriedades para a saúde. Veja as principais a seguir:

1. Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas A e C são o carro chefe do pimentão. "A vitamina C é muito importante para o sistema imunológico, pois facilita a produção de anticorpos", explica o nutrólogo Roberto Navarro. A vitamina A também participa de processos na defesa do organismo, portanto consumir um alimento rico nesses nutrientes ajuda a ter o corpo mais protegido de vírus e bactérias.

2. Ajuda na prevenção do câncer

Essas vitaminas têm propriedades antioxidantes, ou seja, que evitam o processo de degeneração dos tecidos do corpo, que também causam mutações que podem levar ao câncer. "Estudos mostram que dietas ricas em alimentos antioxidantes, como o pimentão, podem reduzir a incidência dessa doença", comenta Navarro, que ressalta que não há estudos específicos sobre o pimentão, no entanto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

3. Protege o cérebro de degenerações

A oxidação leva a diversos processos degenerativos no corpo todo. "Quando a oxidação ocorre no cérebro, por exemplo, isso pode levar a doenças como Alzheimer, Parkinson e demências", considera o especialista. Portanto, consumir alimentos antioxidantes, como o pimentão, ajuda a evitar que esse tipo de quadro aconteça, por reduzir essa ação.

4. Auxilia na saúde da visão

Os nutrientes do pimentão ajudam a blindar a saúde dos olhos, e não agradeça apenas à vitamina A e C aqui. "O pimentão é rico em carotenoides que protegem a retina. Logo, o consumo desses nutrientes está relacionado com a diminuição do risco de degeneração macular e catarata", considera a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria em Nutrição (SP).

5. Blinda o coração

A quercetina presente no pimentão é importante para proteger a saúde do coração. "É um flavonoide associado à diminuição do risco de doença cardiovascular, pois atua na diminuição da pressão sanguínea", considera Fabiana. Além disso, Navarro lembra que o colesterol só forma placas de gordura nas artérias quando oxidado, portanto os antioxidantes do pimentão tem um papel importante em evitar esse quadro, que leva à AVCs e infartos.

6. Combate o envelhecimento precoce

A oxidação também leva ao envelhecimento da pele e ao aparecimento de rugas e consumir alimentos antioxidantes como o pimentão é uma ótima forma de evitar que esse processo ocorra precocemente. "Além disso, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que na pele ajuda a manter sua firmeza, o que a deixa com um aspecto mais jovial", considera Navarro.

7. Articulações e ossos bem cuidadas

O colágeno também é importante para os ossos e articulações, por isso mesmo é interessante consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda de certa forma na saúde dessas partes do corpo, ajudado na locomoção. Mas não se engane, o pimentão não tem quantidades boas de cálcio para ajudar na saúde dos ossos de outras formas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)