Pilates

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 26/11/2004

Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um método de condicionamento físico extremamente benéfico. O método utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis.

O objetivo maior do método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão dos seus corpos. Deste modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional. O resultado: melhoria da qualidade de vida.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sob o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade - Saúde e Felicidade." Pilates, 1934. O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas.



Os seis princípios do método são: concentração, consciência, controle, "centramento", respiração e movimento fluido. É indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, interessada em melhorar seu condicionamento físico. O método oferece um programa de exercícios que restaura o corpo, melhora a postura, tira dores musculares, previne contra lesões, aumenta a disposição e fortalece os músculos além de proporcionar um enorme bem-estar físico e mental.



"Pilates", o percursor
O alemão Joseph Pilates passou a infância e parte da juventude lutando contra sua saúde frágil. Para superar esse problema criou o seu próprio programa de exercícios, transformando-se num atleta, praticante de várias modalidades esportivas como: ginástica, mergulho, boxe, entre outras. Sua idéia era trabalhar a resistência de músculos específicos, sem comprometer outras partes do corpo.
Em 1926, o "método de condicionamento físico integral" foi levado por ele para Nova York, onde abriu o primeiro "The Pilates Studio". Desde então, sua técnica foi sendo aperfeiçoada e ganhou o mundo. O número de institutos vem aumentando; só nos Estados Unidos passou de cinco para cerca de 600.

Esse crescimento pode ser explicado pelos benefícios que o método Joseph Pilates oferece: alívio das dores e estresse, define, alonga e fortalece a musculatura, corrige a postura, promove o controle corporal e o condicionamento físico e mental.



A ginástica de Pilates, que poderia ser comparada com ginástica postural e Rolfing, é feita através de máquinas, ou aparelhos, que usa como principal instrumento a resistência, fortalecendo principalmente o centro do corpo e, conseqüentemente, a coluna.

Principais benefícios:

? Treina corpo e mente;
? Desenvolve força muscular;
? Melhora a capacidade cardio vascular;
? Revitaliza;
? Alivia o stress;
? Melhora a mobilidade articular;
? Mantém a mente alerta;
? Melhora o desempenho sexual;
? Atividade de baixo impacto;
? Resultados rápidos;
? Melhora a coordenação.

A técnica pode ser definida como um programa de condicionamento físico e mental, no qual o praticante, com auxílio de aparelhos, exercita a força, a flexibilidade e a resistência.

O método usa a malhação consciente para chegar a um corpo flexível e saudável, onde a mente tem total domínio sobre os músculos e os exercícios, que em vez de esgotamento aumentam a disposição e o vigor. A técnica pode ser flexibilizada, atendendo às necessidades específicas de pessoas diferentes e pode ser praticada por crianças, adolescentes, homens, mulheres, atletas e sedentários. É tida como excelente no tratamento de alterações da coluna, síndrome miofascial (doença conhecida por músculo contraído) e na Lesão por Esforço repetitivo (LER).



Com a proximidade do verão, onde os corpos ficam à mostra, esculpir a musculatura sem esforço torna-se bastante atrativo para aqueles com o peso acima da média ou mesmo aqueles que se assumem sedentários. Salve Pilates!

A maioria das pessoas percebe mudanças em poucas semanas. O método consegue afetar e beneficiar o corpo em muitos níveis:

• melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
• oferece um condicionamento físico e mental;
• alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
• melhora o desempenho sexual;
• propicia um corpo harmônico;
• seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior;
• melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular;
• melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
• fortalece a musculatura abdominal;
• desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
• revitaliza;
• dá leveza;
• mantém a mente alerta;
• melhora o estado geral de saúde;
• otimiza o desempenho desportivo;
• promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima;
• alterações dos músculos com os exercícios de Pilates;
• melhora as funções neuro musculares;
• aumenta a capacidade metabólica contrátil;
• aumenta a força muscular.
• alterações da composição corporal:
• ossos (aumento da densidade óssea);
• músculos (aumento do seu volume) sem exagero;
• gordura (diminui % de gordura).





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