publicidade

Doze conselhos para uma boca saudável

Por Minha Vida - publicado em 20/06/2004


1 - Controlar a placa bacteriana - Já que não a podemos eliminar, deve-se controlar o seu crescimento. Grande parte das medidas de higiene oral têm como objetivo o controle da placa bacteriana. Controlando o crescimento desta, contribui-se para o controle das doenças orais. Este é o segredo!

2 - Escovar corretamente os dentes pelo menos duas vezes por dia - Mais vale escovar menos vezes, mas corretamente, do que muitas, mas com menos cuidado.
A qualidade é mais importante que a quantidade.

3 - Usar uma escova adequada para cada boca - As escovas de dente devem ser macias, adequadas ao tamanho da boca e mudadas regularmente.

4 - Usar sempre um dentifrício com flúor - É a forma mais eficaz e mais econômica de fortalecer os dentes. Os dentifrícios com flúor são fáceis de encontrar e muito acessíveis economicamente.

5 - Se for preciso, devem-se usar suplementos de flúor - Em situações especiais, como por exemplo em pessoas que apresentem uma alta tendência para a cárie dentária, devem-se usar, para além do flúor dos dentifrícios, suplementos. Os elixires de flúor são os mais eficazes, mas consulte sempre o seu dentista.

6 - Usar regularmente o fio ou fita dentária - Os espaços entre os dentes são zonas onde os restos alimentares e a placa bacteriana mais se alojam. É também precisamente nesses locais que a escova tem menos eficácia. A solução ideal passa, quase sempre, pelo uso do fio ou fita dentária.

7 - Se for necessário, use os meios auxiliares de remoção de placa bacteriana. - Existem situações em que outros meios de remoção de placa bacteriana, para além da escova e fio, são necessários. Por exemplo, nas pessoas com bastante espaço entre os dentes, o fio dental ou mesmo o palito podem ser os meios mais indicados. Existem muitas alternativas, informe-se junto dos profissionais de saúde oral.



8 - A alimentação deve ser saudável, sem excesso de açúcares - Uma alimentação equilibrada, sem excessos, é sempre benéfica para a saúde geral. No caso particular da saúde oral, uma alimentação sem excessos de açúcar é fundamental. O principal é reduzir a freqüência de ingestão de alimentos açucarados.

9 - Deve-se vigiar regularmente a saúde oral - Ao efetuar as visitas de rotina ao dentista, está a contribuir para o despiste precoce das doenças orais e para a criação de hábitos de saúde que levem à eliminação das doenças orais.

10 - Os selantes de fissura podem ser uma grande ajuda - Os selantes de fissura são uma das armas mais eficazes na prevenção da cárie dentária. Eles atuam como uma barreira física. A sua presença numa superfície dentária é sinal de que pelo menos esse local está imune ao ataque das bactérias causadoras de cárie.

11 - Deve-se tratar os dentes logo que seja preciso - Os tratamentos dentários são dispendiosos, às vezes pouco agradáveis e, por vezes, muito demorados. No entanto, quando a prevenção falhou e é preciso tratar um dente, mais vale que seja logo. Quanto mais se espera, mais complicado se torna o tratamento e mais desagradável pode ser. Quando se adia muito um tratamento dentário, pode dar-se a perda do dente, fato sempre indesejável e com grandes conseqüências para saúde.

12 - Mantenha-se informado sobre os temas de saúde oral - Quanto mais soubermos sobre saúde, mais capacidade temos de ter saúde, de exigir saúde e de acreditar na saúde. Por isso, vamos ficar atentos e consultar as dicas do Bem Star.












Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X