PUBLICIDADE

Fruta azul

Mirtilo ou blueberry tem sabor exótico e rende receitas deliciosas

A mirtilo, conhecida também como blueberry, é considerada uma fonte de juventude, pois segundo dados do laboratório do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) é a fruta mais rica em substâncias antioxidantes, tendo ultrapassado outras 40 frutas e vegetais na habilidade de neutralizar radicais livres. A fruta tem ainda quantidade elevada de polifenóis (fitoquímicos com ações antiinflamatórias e antioxidantes e que dão coloração para frutas e verduras) tanto na casca quanto na polpa; vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio, além do baixo valor calórico e ser muito rica em fibras.

"Todas estas propriedades comprovadas em laboratório são encontradas tanto na fruta in natura, como congelada", afirma Débora Schâfer, gerente de marketing e vendas da divisão NiceBerry. A mirtilo ou blueberry pode ser consumida fresca ou em geléias, sucos, doces em pasta e fermentados, assim como congelada e utilizada como polpa para a produção de sorvetes, sucos, iogurtes e tortas. As folhas do arbusto de mirtilo podem ser aproveitadas para fazer chás e saladas.

A NiceBerry cultiva a fruta nas cidades de Itá e Bom Retiro, no interior de Santa Catarina, e distribui para todo o País, garantindo a qualidade em todas as etapas. O cultivo baseia-se em práticas agrícolas corretas, na utilização de insumos controlados e irrigação a base de água tratada. Seus produtos são certificados e registrados na Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina.

Segundo Fabiana Marin, gerente de marketing do Natural da Terra, a rede começou a comercializar mirtilos há alguns anos e a procura pela fruta in natura e congelada tem crescido ano a ano. "Como sempre procuramos excelência de atendimento e qualidade na oferta também em nossos fornecedores, fizemos uma parceria bem-sucedida desde então com a NiceBerry", afirma a executiva.

"A procura por mirtilos tem aumentado à medida que os brasileiros conhecem a fruta, cuja origem é norte-americana, e as diversas possibilidades de incrementar receitas doces e salgadas, capazes de surpreender aos convidados mais exigentes", explica Débora. Os consumidores encontram mirtilos (blueberries) nas lojas do Natural da Terra em embalagens de 100 gramas por R$ 3,98.

Frango ao molho de mirtilo

Ingredientes

- 200 gr de mirtilo
- 300 gr de frango
- 5 folhas de salvia
- Limão;Pimenta;Manteiga
- Creme de leite: 2 colheres
- Caldo de galinha: 1 tablete
- Vinho branco: meio copo
- Sal a gosto

Modo de Preparo
Tempere o frango com sal, limão e salvia, grelhe na manteiga e reserve. Bata no liquidificador o mirtilo e reserve. Coloque o vinho numa panela e junte o mirtilo e deixe ferver por 2 minutos. Em seguida, coloque o caldo de galinha, creme de leite e deixe ferver por mais 2 minutos finalizando o molho.

Sirva com arroz branco e brócolis e purê de batata salsa (mesmo processo do purê de batata).

Copa Três Cores de Mirtilo

Ingredientes
- 150 gr de blueberries
- 2 kiwis
- 2 pêssegos enlatados
- 200 gr de creme de leite
- açúcar refinado, a quantidade necessária
- suco de 1 limão

Modo de Preparo
Processe os blueberries, os kiwis e os pêssegos separados. Faça um creme de chantilly, usando o creme de leite e o açúcar refinado. A cada um dos preparados de frutas acrescente suco de limão e um terço do creme chantilly. Em uma taça coloque uma camada do creme de blueberries, depois por cima outra camada do creme de pêssego e finalmente o creme de kiwi, tomando cuidado para que os diferentes sabores não se misturem. Decore com blueberries e folhas de menta e coloque no refrigerador. Sirva gelado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)