PUBLICIDADE

Nutrientes em pó deixam sua dieta mais fácil e completa

Colágeno e fibras em pó combatem a flacidez e a fome fora de hora

Quando a dieta começa a fazer efeito, outro problema surge à sua frente: como lidar com a flacidez. Exercícios de musculação ajudam, mas um ingrediente especial também pode afastar a moleza para longe. "Doses diárias de colágeno ajudam a manter a firmeza da pele", afirma a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde. "Esse nutriente existe em alimentos de origem animal. Mas, a partir dos 30 anos, nosso corpo apresenta uma perda que não pode ser reposta somente com a dieta".
A suplementação, portanto, é a saída: 10 gramas por dia bastam para que seu organismo não note nenhuma mudança. E vale tanto optar pelas cápsulas quanto pelo pó, que pode ser dissolvido em sucos ou vitaminas. "A quantidade de cápsulas a ser ingerida vai variar de acordo com a marca, o importante é somar os 10 gramas", explica Bruna. Segundo ela, no entanto, o colágeno em pó é vantajoso porque tem absorção mais rápida (uma colher de sopa contém esta quantidade).

O colágeno tem baixo valor calórico, não levando ao ganho de peso. A melhor hora para consumi-lo, segundo a nutricionista, é à noite, um pouco antes de dormir. "Nos primeiros 30-90 minutos de sono, é liberado o hormônio GH (hormônio do crescimento), que auxilia o trabalho do colágeno", ela explica.

No caso de quem faz atividades físicas, a reposição é ainda mais importante. Isso porque o colágeno ajuda na proteção das articulações e dos ossos, constantemente submetidos a esforços e desgastes. "O colágeno, além de auxiliar na regeneração dos ossos e articulações, pode reduzir dores nas articulações. A proteína é um nutriente importante para regeneração do corpo depois do exercício físico, sendo o colágeno uma excelente fonte de aminoácidos essenciais", afirma Bruna.

Para melhorar a absorção do suplemento, a melhor saída é combiná-lo a frutas que oferecem vitamina C. Laranja, kiwi, acerola, tangerina, abacaxi, morango e limão são boas sugestões.

E as gelatinas?
Elas são aliadas do regime e fonte de colágeno. Mas a quantidade do nutriente é baixa demais numa taça, levando-se em conta suas necessidades diárias. A maior vantagem deste doce é a sensação de saciedade que ele traz, satisfazendo seu apetite com poucas calorias.

Receitas deliciosas
A nutricionista da rede Mundo Verde apresenta algumas sugestões de consumo para a suplementação em pó de colágeno.

Chá mate com abacaxi e colágeno
A bebida refresca, tem poucas calorias e, por causa do abacaxi, favorece absorção do colágeno.

1 copo (200 ml) de mate gelado sem açúcar
1 fatia média de abacaxi
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado
Gelo

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma. Adoçar a gosto.
Calorias: 80 Kcal


Suco de laranja com cenoura e colágeno
A receita traz a vitamina C contida na laranja, melhorando a absorção do colágeno, além do betacaroteno contido na cenoura. Juntos, eles têm excelente ação antioxidante, melhorando o metabolismo.

1 copo (200ml) de suco de laranja
1 cenoura
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado

Modo de preparo:
Acrescentar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Adoçar se desejar.
Calorias: 70 kcal


Vitamina de banana, mel e colágeno
A receita associa a proteína do colágeno com os benefícios da soja, rica em proteínas, isoflavonas, fibras, vitaminas e minerais.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de extrato de soja
1 copo (200ml) de água
1 banana
1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado
Mel orgânico a gosto

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.
Calorias: 155 Kcal


Fibras em pó
Você conhece os efeitos delas para fazer o intestino funcionar melhor e regular a fome. Mas nem sempre é possível alcançar os 30 gramas de consumo diário, recomendados pelos especialistas. Nessas situações, uma dica é aproveitar a versão em pó das fibras. "Elas podem ser consumidas tanto em sucos sem coar quanto em água ou qualquer outra bebida. No entanto, se acrescentadas a sucos, devido ao teor de fibras das frutas, a quantidade de fibras na dieta aumenta ainda mais", afirma Bruna.

Ela lembra ainda que as fibras não mudam o sabor dos alimentos e são totalmente isentas de calorias, daí a facilidade no consumo. Vale, inclusive, reunir as fibras e o colágeno na mesma vitamina (elas não atrapalham na absorção de nenhum nutriente). Outra opção é adicionar as fibras nas suas receitas (como uma sopa ou um bolo): aquecidas, elas mantêm as propriedades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)