Bala de goma previne cáries em crianças

Substância da guloseima reduz placa bacteriana e evita o problema

Por Minha Vida - publicado em 15/07/2009


Pense duas vezes antes de restringir guloseimas aos pequenos se a sua argumentação for a saúde bucal deles. Segundo pesquisadores do Departamento de Saúde Pública Dental da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, as balas de goma compostas por uma substância chamada xylitol, álcool extraído do açúcar presente em frutas como a framboesa e a ameixa, podem reduzir as placas bacterianas e, assim, evitar a incidência de cáries .

Durante seis semanas, mais de 150 estudantes, com idade média de 8 anos, consumiram quantidades variadas de balas de goma. Após este período, constatou-se que houve uma redução importante dos níveis de bactérias causadoras de cáries na saliva das crianças.

De acordo com os pesquisadores, o açúcar do xylitol ajuda na produção da saliva, que é uma proteção natural dos dentes, e não se transforma em ácido como os demais açúcares comuns e, dessa forma, agride menos o esmalte dentário.

Ainda não foram feitas pesquisas para avaliar a ação do xylitol em adultos, porém, acredita-se que seus efeitos também sejam positivos. Outro aspecto interessante é que além de ser menos nocivo a saúde bucal, a substância é 40 % menos calórica e não tem sabor amargo como o de alguns adoçantes.

Caio Racy, dentista especializado em estética bucal explica que os açúcares podem ser consumidos, porém, deve-se ter cautela e disciplina, pois, mesmo os menos nocivos também são causadores das cáries. "Os alimentos doces podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, e seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos", finaliza.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui