PUBLICIDADE

Comer frutas e legumes diminui risco de câncer de mama

Estudo sugere que os carotenoides desses alimentos fornecem proteção

Um novo estudo feito pela Harvard Medical School sugere que as mulheres com níveis mais altos de carotenoides (nutrientes encontrados em frutas e vegetais) no sangue têm um menor risco de desenvolver câncer de mama. Os resultados foram publicados dia 6 de dezembro do Journal of the National Cancer Institute.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pesquisa combinou dados de oito estudos que incluíram mais de três mil mulheres com câncer de mama e cerca de quatro mil mulheres sem a doença. Os autores mediram os níveis de carotenoides no sangue das mulheres e cruzaram esses dados com a incidência de câncer de mama. Dessa forma, eles descobriram que as mulheres com níveis mais elevados dos nutrientes tiveram um menor risco de câncer de mama em comparação com aquelas que tinham níveis mais baixos. A associação pareceu ser mais forte para as fumantes e para as mulheres que estavam dentro do peso ideal.

Os carotenoides são micronutrientes encontrados em frutas e vegetais que lhes dão um tom laranja vibrante, amarelo ou vermelho. Os alimentos boas fontes de carotenoides são cenouras, batata doce, espinafre, couve, pimentão vermelho e abóbora.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prove alimentos que previnem câncer de mama

Segundo a nutricionista Débora La Regina, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), mudanças na alimentação são essenciais para prevenir e até mesmo tratar o câncer de mama. Além de frutas e legumes ricos em carotenoides, veja as dicas das especialistas para colocar mais cor no seu prato e reforçar a saúde:

Frutas Vermelhas

"Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contém antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uva

De acordo com Débora La Regina, os flavonoides presentes na uva podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Entretanto, os adoradores de vinho tinto não devem abusar da bebida alegando ser benéfica para a saúde. O excesso de álcool prejudica todo o metabolismo e pode ser vir de gatilho a outras doenças.

Brócolis

"Por meio do estímulo das enzimas do corpo, o sulforano presente nos brócolis elimina substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo", aponta a nutricionista Daniela. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho.

Especiarias

Temperos como pimenta preta e curry podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. De acordo com Daniela Cyrulin, o efeito se dá pelos polifenois, antioxidantes que possuem ação antiinflamatória.

Soja e derivados

Esses alimentos contêm um nutriente chamado fitoestrogênio que é similar ao hormônio estrogênio natural e, por isso, ocorre uma competição entre ambos dentro do nosso organismo. "Essa disputa interfere em enzimas importantes para o desenvolvimento de células cancerígenas", afirma a nutricionista Débora.