PUBLICIDADE

Bebês muito pesados têm risco dobrado de sofrer com artrite

A doença está relacionada a problemas na formação da área cerebral que controla o estresse

Pesquisadores americanos acabam de descobrir mais um motivo para as mães controlarem o peso durante a gestação: bebês do sexo feminino que nascem com mais de 4 quilos e meio têm risco dobrado de apresentar um quadro de artrite reumatóide.

O estudo, do Hospital for Special Surgery (Estados Unidos, foi realizado com mais de 87 mil mulheres, com idades entre 30 e 55 anos e vem mapeando a incidência da doença no grupo desde 1976. Não participaram da pesquisa mulheres com histórico favorável ao problema.

Não é possível impedir alguém de envelhecer ou trocar o sexo de um bebê. Mas é possível controlar o ganho de peso dele durante a gravidez , afirma uma das autoras do estudo, a reumatologista Lisa Mandl. Por enquanto, os especialistas trabalham com a hipótese de que alterações nas áreas cerebrais ligadas ao controle do estresse desencadeiam o aparecimento da artrite.

Daí a relação, já conhecida, entre o estresse e a doença. A artrite reumatóide é um problema multifatorial, combinando fatores ambientais e genéticos , afirma a reumatologista Maria Cecília Anauate, do Hospital Santa Paula. Mas, em casos de estresse notamos um aumento de alguns hormônios, o cortisol entre eles, além do enfraquecimento do sistema imunológico , afirma a médica. A artrite reumatóide é uma inflamação crônica nas articulações (com desgaste da cartilagem e do osso), atingindo principalmente as mulheres com mais de 30 anos de idade.











NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)