PUBLICIDADE

Consumo de brócolis pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

Estudo indica que substância presente no alimento pode reduzir em mais de 10% os níveis de glicose no sangue

Queridinho por alguns e odiado por outros, o brócolis é uma excelente fonte de nutrientes e vitaminas. Os benefícios dos vegetal à saúde vão desde proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até reforçar a imunidade. Por isso mesmo para quem torce o nariz para o alimento é preciso tentar incluir o vegetal na dieta de formas variadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com um novo estudo, publicado na "Science Translational Medicine", o brócolis pode ser um grande aliado contra o diabetes 2, uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo.

A pesquisa, realizada por cientistas do Centro de Diabetes da Universidade de Lund, na Suécia, indica que uma substância presente no extrato do broto do vegetal, o sulforafano, ajuda pacientes a controlar o nível de açúcar no sangue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores iniciaram as investigação com o objetivo de encontrar métodos alternativos, isso porque 15% dos pacientes não podem se submeter ao tratamento de primeira linha da doença, a substância metformina, devido aos riscos de problemas renais.

Desta forma, a endocrinologista Annika Axelsson, uma das autoras do estudo, usou um modelo computacional para identificar compostos que podem agir na expressão genética de 50 proteínas conhecidamente associadas ao diabetes 2.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em seguida, os cientistas analisaram um bancos de dados para rastrear 3.852 compostos encontrados para drogas que potencialmente revertem a doença. Então, eles descobrira que a substância mais promissora foi o sulforafano, elemento muito encontrado em vegetais crucíferos, como o brócolis.

"Nós estamos empolgados com os efeitos que vimos e estamos ansiosos para levar o extrato aos pacientes", disse em entrevista à 'New Scientist' Anders Rosengren, pesquisador da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

Os impactos da substância já haviam sido testado em camumdongos, com respostas positivas, então os pesquisadores deduziram que o mesmo aconteceria em humanos. Então, foram selecionados 97 voluntários, todos com diabetes tipos 2, e divididos em dois grupos.

Durante 12 semanas, uma turma dos indivíduos teve que consumir extrato concentrado de broto de brócolis, enquanto a outra parte recebeu placebos, um medicamento falso, sem ingredientes ativos, no qual seu sucesso baseia-se inteiramente na crença do paciente de que ele funciona.

Os resultados mostram que aqueles que estavam obesos ou com a doença fora de controle demonstraram um declínio significativo nos níveis de glicemia em jejum, comparados as pessoas que não receberam a substância.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em testes realizados com pacientes, o composto químico presente neste alimento reduziu em mais de 10% os níveis de glicose no sangue. A dose de sulforafano nas cápsulas que as pessoas receberam era cerca de cem vezes maior do que a encontrada naturalmente no brócolis, o mesmo que comer cerca de 5 quilos de brócolis por dia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil. "Encontrar opções adicionais para reduzir a produção exagerada de glicose no fígado é, portanto, uma alta prioridade", revelaram os pesquisadores.