PUBLICIDADE

Descubra como o horário que você come pode influenciar no seu peso

Estudo descobriu que relógio biológico pode provocar o ganho de peso

Todas as pessoas possuem relógio biológico, cada qual com suas características específicas. Alguns indivíduos são mais diurnos e outros noturnos, conhecer seu relógio biológico é essencial para entender qual o melhor horário para fazer determinadas coisas, como exercícios físicos, dormir e até mesmo comer. Para reconhecer o seu tempo para as atividades do dia a dia bastar prestar atenção no próprio corpo, notando o horário que tem mais energia e disposição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com um recente estudo, o funcionamento do relógio biológico pode ser o responsável pelo aumento do peso em algumas pessoas. Cada um de nós segue uma rotina única para realizar as refeições, existe aqueles que não gostam de comer antes de dormir e outros que a primeira refeição do dia é o almoço, ficando de jejum durante toda noite. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que os hábitos alimentares podem ser afetados pelos padrões de sono.

A pesquisa, feita pelo Brigham and Women's Hospital, de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu que podemos engordar com base no horário em que jantamos e dormimos. Para chegar a essa conclusão, eles analisaram 110 adultos com idades entre 18 e 22 anos, que tiveram informações medidas em relação ao sono e ao comportamento de seus ciclos circadianos, que é basicamente um relógio interno de 24 horas em funcionamento no interior do seu cérebro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Usando um aplicativo, os participantes registraram todos os alimentos que consumiram ao longo de sete dias. Em exames laboratoriais, os pesquisadores analisaram a composição corporal dos participantes e a liberação de melatonina, que é o hormônio que dá início ao sono, em cada pessoa.

Os resultados mostraram que as pessoas devem esperar algumas horas após a última refeição do dia antes de ir dormir, pois assim conseguimos digerir melhor os alimentos. Os voluntários com mais peso eram justamente aqueles que tendem a comer pouco tempo antes de ir dormir, quando os índices de melatonina já estão elevados. Já as pessoas mais magras, tendem a não comer muito à noite, especialmente pouco tempo antes de dormir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Descobrimos que a hora da ingestão de alimentos em relação ao início da liberação da melatonina, um marcador da noite biológica de uma pessoa, está associada à maior porcentagem de gordura corporal e IMC, e não com a hora do dia, com a quantidade ou composição da ingestão alimentar", afirmou o autor do estudo, Andrew McHill, ao The Independent.

Além disso, os pesquisadores revelaram as descobertas sugerem que o horário de uma refeição em relação ao funcionamento do relógio biológico pode ser um fator realmente importante em termos de saúde e de ganho de peso. Eles também indicaram que os estudantes universitários podem não ser representativos da população como um todo, mas eles concluíram que os resultados do estudo fornecem evidências de que o consumo de alimentos durante a noite desempenha um papel importante na composição corporal.