PUBLICIDADE

Cérebro processa realidade e ficção literária de forma parecida

Durante a leitura, áreas cerebrais ativadas são as mesmas das tarefas cotidianas

Um estudo norte-americano identificou que o cérebro processa histórias da literatura de forma semelhante ao modo como armazena acontecimentos reais. Segundo o estudo, quando lemos um livro simulamos mentalmente as situações no decorrer da leitura baseados no que já vivenciamos. Por esse motivo, há a impressão de que estamos "dentro" da obra.

Baseado em estudos anteriores sobre o assunto, os pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), decidiram monitorar as ações do cérebro durante a leitura de histórias buscando um ângulo diferenciado dessa vez. Um deles associou palavras à regiões específicas do cérebro. A leitura da palavra "andar", por exemplo, ativa a mesma região do cérebro que o movimento real de andar.

Os testes foram feitos com os participantes do estudo, ao todo 28, que fizeram leituras de quatro histórias simples retiradas do livro "One Boy s Day", livro desenvolvido por psicólogos especialmente para estudos relacionados a esse assunto. Durante a avaliação, palavras por palavras foram mostradas aos participantes do estudo em uma tela de computador.

No decorrer dos testes, diversas regiões do cérebro foram ativadas e, dessa forma, rastrearam aspectos particulares da história considerados importantes para que fosse compreendida. Segundo os pesquisadores, quando ocorrem, por exemplo, mudanças na posição de objetos durante a história, regiões diferentes do cérebro rastreiam pontos importantes para que seja possível entendê-la e grande parte dessas regiões são as mesmas ativadas quando as pessoas realizam ações normais do dia a dia.

"Os livros também podem ajudar na educação, porque recuperam as brincadeiras para ensinar, prendendo a atenção da criança por um longo período", afirma a psicóloga Fernanda Grimberg, da Clínica Luisa Catoira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)