Dieta das frutas: como fazer, cardápio e recomendações

O método mais comum é passar por três dias apenas com frutas e uma porção de proteína por dia

ARTIGO DE ESPECIALISTA

Gabriel Cairo Nunes
Nutrição - CRN 22136/SP
especialista minha vida

Existem várias formas de realizar a dieta das frutas. O método mais comum é passar por três dias apenas com frutas e uma porção de proteína por dia. Essa é a dieta que foi proposta por um nutricionista americano chamado Jay Robb.

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São três dias de dieta onde você pode comer no máximo 1000 kcal por dia e apenas cerca de 120 gramas de proteína magra no primeiro dia. No Segundo e terceiro dia, apenas 50 gramas de proteínas.

O método sugere que o organismo vai detoxificando, e em 3 dias além da perda de 3-4 kg o paciente se sente mais leve e limpo.


Como fazer a Deita das Frutas

O método fará qualquer pessoa que esteja acima do peso emagrecer, porém não a certeza que essa perda será de 3-4 kg. Uma dieta com apenas 1 mil calorias por dia é uma dieta restrita até mesmo para quem pesa 65 kg (pensando que o mínimo necessário para manter a regeneração dos tecidos é uma ingestão mínima de 1200 calorias. Porém, uma vantagem que essa dieta possui é o modo que ela é oferecida ? ?frutas ? logo pensamos que são alimentos de boa qualidade nutricional, baixa em caloria - que logo vem na mente a perda de peso e por fim apenas 3 dias) ou seja ela se tornou famosa pois é tudo que as pessoas procuram: "Emagreça em 3 dias com alimentos de fácil acesso."

Cardápio para Dieta das Frutas

Dia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 banana1 fatia de melancia2 fatias de melão
Lanche da manhã1 pera1 maçã1 mexerica
Almoço2 fatias de abacaxi + 1 filé de frango (60g)2 fatias de abacate + 1 filé de frango (50g)2 fatias de laranjas 1 filé de frango (50g)
Lanche da tarde1 banana2 fatias de melancia2 fatias de melão
Jantar1 pera + filé de peixe (50g)1 pera2 laranjas
Ceia2 fatias de abacaxi2 fatias de abacate2 fatias de melão

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Vantagens da Dieta das Frutas

  • Emagrecimento rápido: é uma alternativa para quem deseja perder peso rapidamente, ou seja, pode ser feita em um momento de emergência onde é preciso emagrecer de forma imediata
  • Incentivo ao consumo de frutas: o método está o tempo todo incentivando o consumo de frutas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo.

Desvantagens da Dieta das Frutas

Mesmo frutas sendo alimentos de boa qualidade nutricional, por conter vitaminas, antioxidantes e muita fibra, essa dieta é muito baixa em gordura e proteína e essa baixa ingestão pode trazer prejuízos à saúde ( como anemias, osteopenia, def. de complexo b levando a diversas síndromes onde a síndrome de wernicke é a mais comum, além de trazer prejuízos em compensação alimentares pela fome ou pela restrição alimentar, que muitas vezes estão associadas ao consumo excessivo de calorias nos dias subsequentes e a baixa auto estima).

Por essas razões, não é indicado seguir uma alimentação tão restrita assim, mas sou o indivíduo necessita consumir mais frutas do que vemos no dia a dia. Uma dieta mais ampla em variedades alimentares, com mais proteínas de origem animal, seja mais fácil de ser seguida. Diminuindo consideravelmente os risco de deficiência e transtornos emocionais.

Recomendações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a distribuição dos macronutrientes para indivíduos saudáveis seja de: 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras. A dieta das frutas vai completamente contra as orientações da OMS e ainda pode causar uma série de problemas de saúde. Por isso, a grande maioria dos médicos nutrólogos e nutricionistas não recomendam que as pessoas façam a dieta das frutas.