Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa

Pequenos detalhes, como a meia ou a gravata errada, podem comprometer a aparência

POR ANA MARIA MADEIRA - PUBLICADO EM 15/07/2011

Com as roupas e acessórios, comunicamos e sinalizamos aspectos sobre nossa personalidade, profissão e estilo de vida. Mesmo aqueles que se vestem sempre com roupas básicas também comunicam que não se importam (ou querem demonstrar não se importar) com a moda, por exemplo. Por isso, por mais desleixado que você se considere, saiba que, sim, você possui estilo próprio sem nem mesmo perceber, por meio de seus gostos e preferências.

Errar na hora de compor esse estilo é comum, inclusive, nos homens. Sempre há alguns momentos na frente do espelho em que parece haver alguma coisa errada com o visual. Às vezes, pode ser por causa de detalhes, como uma meia ou uma gravata errada. Confira abaixo como contornar os sete maiores deslizes da ala masculina quando o assunto é vestir-se bem.

Camisa inadequada

Há camisas de todos os tipos: básicas, formais, com estampas grandes, números, frases... Mas há sempre as melhores ocasiões para cada tipo delas. Será que vale, por exemplo, usar a camiseta da sua banda favorita no ambiente de trabalho? Se o seu emprego permite o look de camiseta e jeans, isso quer dizer que não há necessidade de requinte, mas talvez haja de discrição. Assim, uma camiseta chamativa e cheia de desenhos talvez não seja muito adequada. Vale o cuidado de lembrar que bandas e artistas sempre carregam ideologias e você pode acabar fazendo uma apologia a ideias não compatíveis com as suas ou inconvenientes ao ambiente profissional.

Quem precisa de um pouco mais de formalidade - sem ser totalmente social - pode apostar na camisa social com jeans, que também cai bem para a balada, como aconselha Guilherme Cury, do blog Moda Para Homens. "O indicado é usar a camisa por fora da calça jeans e, para isso, o modelo mais indicado são as camisetes (mais curtas). Para quem está em forma, é bacana uma camisa skinny, desde que a calça já não seja nessa modelagem", explica.