Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa

Pequenos detalhes, como a meia ou a gravata errada, podem comprometer a aparência

POR ANA MARIA MADEIRA - PUBLICADO EM 15/07/2011

Com as roupas e acessórios, comunicamos e sinalizamos aspectos sobre nossa personalidade, profissão e estilo de vida. Mesmo aqueles que se vestem sempre com roupas básicas também comunicam que não se importam (ou querem demonstrar não se importar) com a moda, por exemplo. Por isso, por mais desleixado que você se considere, saiba que, sim, você possui estilo próprio sem nem mesmo perceber, por meio de seus gostos e preferências.

Errar na hora de compor esse estilo é comum, inclusive, nos homens. Sempre há alguns momentos na frente do espelho em que parece haver alguma coisa errada com o visual. Às vezes, pode ser por causa de detalhes, como uma meia ou uma gravata errada. Confira abaixo como contornar os sete maiores deslizes da ala masculina quando o assunto é vestir-se bem.

A meia destoa da roupa

Uma regra geral que vale para todos os tipos de calça é a do estilista inglês Jeremy Hackett: a meia deve ser comprida o suficiente para não mostrar parte da sua perna quando você se senta. "Quantas vezes não vemos na televisão apresentadores com as pernas cruzadas mostrando as canelas? É simplesmente horrível", afirma o estilista inglês.

O sapato e a calça social pedem atenção na cor da meia, que não pode ser do tipo esportiva, de algodão. "Para não errar, as meias devem ser de um tom intermediário, que esteja entre a calça e o sapato ou com a mesma cor deles. Calças pretas, marinho, grafites e cinzas vão bem com meias pretas ou grafite. Calças marrons, beges ou castor, com meias marrons e beges. Evite usar a meia branca com roupa social", sugere Guilherme Cury, do blog Moda Para Homens.

Para deixar a meia à mostra, com bermuda e tênis, evite modelos muito compridos, que não combinam e afinam muito a canela. Prefira as meias soquete, sempre de algodão. O consultor de moda Henrique Romancini ainda dá mais um conselho: saber usar meias azul marinho. "As meias marinho estão liberadas com blazer marinho, calça cáqui e sapatos marrons. Isso é um clássico na moda", diz o profissional.