Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa

Pequenos detalhes, como a meia ou a gravata errada, podem comprometer a aparência

POR ANA MARIA MADEIRA - PUBLICADO EM 15/07/2011

Com as roupas e acessórios, comunicamos e sinalizamos aspectos sobre nossa personalidade, profissão e estilo de vida. Mesmo aqueles que se vestem sempre com roupas básicas também comunicam que não se importam (ou querem demonstrar não se importar) com a moda, por exemplo. Por isso, por mais desleixado que você se considere, saiba que, sim, você possui estilo próprio sem nem mesmo perceber, por meio de seus gostos e preferências.

Errar na hora de compor esse estilo é comum, inclusive, nos homens. Sempre há alguns momentos na frente do espelho em que parece haver alguma coisa errada com o visual. Às vezes, pode ser por causa de detalhes, como uma meia ou uma gravata errada. Confira abaixo como contornar os sete maiores deslizes da ala masculina quando o assunto é vestir-se bem.

Cores que não combinam

Para não errar nas cores, Guilherme Cury, do blog Moda Para Homens, sempre recomenda dar uma olhada no disco de cores de Newton (aquele mesmo utilizado na escola). "As cores primárias combinam bem: azul com vermelho, azul com amarelo e vermelho com amarelo, por exemplo. Para quem quer fazer o inusitado, as cores opostas do Disco de Newton podem criar vários looks diferentes, como roxo e amarelo ou marrom e verde. O que não cai bem são as roupas com cores próximas umas das outras no disco, como roxo e marrom ou verde e azul claro", diz o consultor.

Para quem quer seguir as tendências, uma boa sugestão são as cores navy (traduzindo, "estilo marinheiro"). Tons de azul escuro e vermelho entram nessa, em camisas com gola polo, combinadas com calças de cores mais claras e tênis iate. "Marinho e vermelho é sempre uma ótima combinação", diz o consultor de moda Henrique Romancini.