10 truques que aliviam a aparência das olheiras

Eles não diminuem o problema, mas suavizam o arroxeado ao redor dos olhos

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 12/09/2014

Basta elas aparecerem para conferir uma aparência cansada a quem as ostenta. As olheiras, explica a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, existe a tendência genética. Já em outros, elas são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação.

Segundo a dermatologista, noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem fazê-las aparecer. Além disso, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro. Aposte nessas dicas para disfarçar a aparência arroxeada: 

Apele para o corretivo

Você ainda não obteve o resultado desejado ou, quem sabe, está em uma situação de emergência e precisa esconder esse aspecto de olheiras? Sem problemas! No mercado, existem muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Além das tradicionais, que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, cada um com a sua função.

Para disfarçar olheiras, apele para o corretivo amarelo. Independente da cor deste tipo de corretivo, o resultado obtido é o do próprio tom de pele, já que essa técnica segue o princípio de mistura de cores, de modo que uma neutraliza a outra. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo de sua cor.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não