Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa

Do peeling aos cremes, cada tipo tem uma contribuição contra o envelhecimento da pele

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 22/03/2013

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

"Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea", indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto aos tratamentos, estes devem ser indicados pelo dermatologista. Conheça os mais recomendados.

Acupuntura

Essa técnica milenar já vem sido usada há muito tempo para o combate a rugas. Segundo a dermatologista Vanessa Metz, a acupuntura se baseia no princípio da medicina oriental de que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio no organismo.

"A acupuntura facial harmoniza a energia do corpo e provoca reações fisiológicas diretamente na pele, como aumento da circulação sanguínea local. Por consequência, há maior oxigenação da pele e estímulo da produção de colágeno e elastina", conta. Para suavizar as linhas de expressão da testa, geralmente, as agulhas são aplicadas na própria testa, entre as sobrancelhas, em uma região chamada de glabela.

O tratamento pode ser realizado uma vez por semana, com duração de uma hora. O número de sessões vai depender da avaliação do acupunturista e varia de acordo com idade, sexo e estilo de vida do paciente. O tratamento também é recomendado como um procedimento preventivo para linhas de expressão da testa.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não