Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa

Do peeling aos cremes, cada tipo tem uma contribuição contra o envelhecimento da pele

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 22/03/2013

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

"Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea", indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto aos tratamentos, estes devem ser indicados pelo dermatologista. Conheça os mais recomendados.

Ginástica facial

A ginástica facial vai além de fazer caretas em frente ao espelho. Segundo a especialista em ginástica facial Bartira Bravo, os exercícios não fazem milagres na pele, mas, certamente, atenuam as marcas mais profundas.

O trabalho feito visa a tonificar a musculatura da face, que está abaixo das camadas de pele desta região. "Ao fazer o exercício adequado, as fibras musculares ficam mais vascularizadas e o sangue leva oxigênio. Isso tonifica o músculo e o deixa encorpado", explica Bartira. Com a tonificação muscular e a oxigenação, a pele ficará com aspecto mais jovial.

Bartira lembra que os exercícios não devem ser focados apenas em uma região do rosto, já que, trabalhando apenas uma área, é possível que outra seja prejudicada. Por isso, a especialista indica três exercícios que devem ser feitos todos os dias - um para a região da testa, outro para os olhos e o último para a boca, respectivamente:

1) Espremer bem os olhos e segurar, contando até 10. Voltar devagar, contando até seis. Fazer o exercício cinco vezes.
2) Dar um largo sorriso, forçando bem a contração para os lados, e segurar, contando até 10. Voltar devagar, contando até seis. Fazer o exercício cinco vezes.
3) Fazer uma boca de peixe aberta e contar até 12. Voltar devagar, contando até seis. Fazer o exercício cinco vezes. 

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