Conheça oito tratamentos que suavizam as rugas da testa

Do peeling aos cremes, cada tipo tem uma contribuição contra o envelhecimento da pele

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 22/03/2013

As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.

"Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea", indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quanto aos tratamentos, estes devem ser indicados pelo dermatologista. Conheça os mais recomendados.

Laser

Esse tratamento, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. A dermatologista Vanessa Metz conta que o mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.

O preço varia de R$500,00 a R$2000 e, quanto mais agressivo, mais caro. "Para ser submetida ao laser, a pele não pode estar bronzeada, sob risco de sofrer marcas e manchas. Pacientes com doenças que pioram com a exposição à luz, como o lúpus eritematoso, também não devem se submeter a nenhum tratamento desse tipo", alerta a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. Para o tratamento das rugas na testa, são necessárias, ao menos, três sessões (quando as rugas são tênues), e o processo é feito em toda a testa.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não