Oito dicas para evitar a acne no verão

Cuidados especiais são necessários para manter a pele linda nessa estação

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 27/01/2012

Muito comuns na adolescência devido às alterações hormonais, as acnes ocorrem por um aumento na produção de sebo pela pele e pelo estreitamento da abertura dos poros. Essa condição dá origem à proliferação de micro-organismos, inflamações e, consequentemente, a formação das espinhas. O quadro pode ocorrer em qualquer idade e afetar da pele oleosa, mista à seca.

"Todos os tipos de pele podem ter essas erupções, mas a pele mais oleosa está mais propensa, pois quanto maior for a quantidade de sebo produzida pela pele, maior será a chance de acontecer colonização por bactérias neste local", explica Cláudio Mutti, dermatologista membro da Sociedade Internacional de Medicina Estética.

No verão, em especial, o calor aumenta a sudorese e a pele tende a ficar mais oleosa, aumentando as impurezas e a obstrução dos poros. Saiba quais são os cuidados necessários para manter sua pele lisinha nessa estação.

Atenção ao protetor solar

Escolha um protetor solar que seja oil free. Esses produtos não têm óleos na sua composição e, por isso, não favorecem a obstrução dos poros, que favorece o aparecimento de espinhas. Esta dica cabe para todos os tipos de pele, e não só para quem tem pele oleosa.

Apesar disso, Cláudio Mutti sempre recomenda que a pessoa faça um teste com diversos tipos de protetor para ver qual se adapta melhor a própria pele. As apresentações em mousse, spray e gel, por terem toque mais seco, também podem ser boas opções.

Anderson Zei, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser, explica que nenhum tratamento estético específico para acne está totalmente contraindicado no verão. É preciso, apenas, tomar algumas precauções. Evite a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, use sempre chapéus e filtro solar com fator de proteção mínimo de 30.