Oito dicas para evitar a acne no verão

Cuidados especiais são necessários para manter a pele linda nessa estação

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 27/01/2012

Muito comuns na adolescência devido às alterações hormonais, as acnes ocorrem por um aumento na produção de sebo pela pele e pelo estreitamento da abertura dos poros. Essa condição dá origem à proliferação de micro-organismos, inflamações e, consequentemente, a formação das espinhas. O quadro pode ocorrer em qualquer idade e afetar da pele oleosa, mista à seca.

"Todos os tipos de pele podem ter essas erupções, mas a pele mais oleosa está mais propensa, pois quanto maior for a quantidade de sebo produzida pela pele, maior será a chance de acontecer colonização por bactérias neste local", explica Cláudio Mutti, dermatologista membro da Sociedade Internacional de Medicina Estética.

No verão, em especial, o calor aumenta a sudorese e a pele tende a ficar mais oleosa, aumentando as impurezas e a obstrução dos poros. Saiba quais são os cuidados necessários para manter sua pele lisinha nessa estação.

Lave o rosto com cuidado

Apesar do calor provocado pelas altas temperaturas, evite o exagero. "É importante manter a higiene, mas não se deve lavar a pele excessivamente. Isso porque quanto mais ela for lavada, maior será a produção de sebo. Lavar a pele duas vezes por dia é o ideal, uma vez pela manhã e outra pela noite", explica Cláudio Mutti. Para realizar o procedimento é importante que a água não esteja quente e que a oleosidade seja completamente removida, mas sem machucar a pele.

O especialista explica, ainda, que não existe comprovação dos efeitos positivos da água termal, produto com possível ação anti-inflamatória, nesses casos. Lenços umedecidos ajudam a manter a pele limpa, mas aqueles que têm álcool na composição podem aumentar a oleosidade e piorar a hidratação da pele.