Conheça os hábitos e tratamentos que controlam a rosácea

Métodos simples e novidades estéticas aliviam a vermelhidão no rosto

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 02/02/2012

Basta um ambiente quente e abafado ou uma situação estressante para que manchas vermelhas e bolinhas de pus apareçam no seu rosto? Esses são os principais sintomas da rosácea, problema mais frequente em mulheres e pessoas de pele clara. "A rosácea ainda não tem cura, mas é possível aliviar os efeitos com alguns tratamentos e proteger a pele contra manchas", a dermatologista Daniela Landim, membro da Sociedade Brasileira de Laser, de São Paulo. Ela e outros especialistas ensinam como fazer isso. 

Evite os fatores que pioram a doença

O primeiro passo para tratar a rosácea é evitar os fatores que dilatam os vasinhos do rosto e provocam vermelhidão. "Há casos em que a prevenção e o uso de protetor solar já são suficientes para controlar a doença, sem necessidade de medicamentos", afirma o dermatologista Wagner Galvão, do Hospital Sírio Libanês e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. "Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool", lembra a dermatologista Ana Luisa Sampaio, do Hospital Israelita Albert Sabin e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não