Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Cremes para a área dos olhos evitam rugas

Veja dicas para escolher o melhor produto e proteger a pele dos sinais da idade

Por Laura Tavares - atualizado em 25/02/2013


A pele ao redor dos olhos denuncia sua idade: mais sensível, abre espaço para a formação de rugas - e nem sempre o uso diário do protetor solar é suficiente para evitar as marcas do tempo. O uso de cremes específicos para esta área aparece como a melhor alternativa de prevenção, desde que você saiba escolher o produto certo para a sua idade. "Existem formulações que podem ser usadas a partir dos 25 anos", afirma a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. Os especialistas ensinam como você faz para realizar uma boa escolha e o passo a passo para aplicar os cremes sem desperdício.

de 7

Mulher colocando creme nas mãos - Foto Getty Images

Tipo do creme
A pele ao redor dos olhos é extremamente sensível e, por isso, hidratantes corporais ou mesmo cremes para o rosto não devem ser aplicados nesta área. "O cosmético utilizado na região dos olhos deve ser específico", afirma a dermatologista Samar Harati. Segundo a especialista, por ser delicada, essa pele está mais sujeita a irritações e reações alérgicas. Além disso, a região ainda pode apresentar bolsas e olheiras, o que demanda um tratamento localizado.

Mulher com creme na ponta do dedo - Foto Getty Images

Composição
A composição do creme para a área dos olhos varia de acordo com a idade do paciente. Aos 20, recomenda-se o uso de um bom hidratante. A partir dos 25, o mais indicado é um creme que contenha ácido hialurônico, DMAE, retinol e vitamina C, além de substâncias descongestionantes, como aloe vera, camomila ou gengibre. À medida que a idade avança, então, a concentração dessas substâncias deve ser adaptada e outras com propriedades antioxidantes, por exemplo, devem ser acrescentadas.

Por outro lado, ácido retinoico, ureia, ácido salicílico e cremes de base alcoólica devem ser evitados. "Por isso, o mais indicado é consultar um especialista que poderá formular um produto personalizado", aponta o dermatologista Pedro Zancanaro, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mulher aplicando creme na região dos olhos - Foto Getty Images

Aplicação
Para aplicar um creme na área dos olhos, nada de movimentos circulares ou tapinhas ? estes gestos estimulam a circulação sanguínea e, por efeito, aumentam as olheiras. "Com o dedo indicador faça movimentos lineares nas pálpebras e na região onde se formam as bolsas. Estenda a aplicação para perto do nariz, passando o creme em direção às orelhas", ensina a dermatologista Samar. A pele da região é fina, por isso a absorção das substâncias é eficaz e exageros na quantidade de creme podem causar irritação.

Mulher fazendo maquiagem - Foto Getty Images

Rotina
Cremes de única aplicação diária costumam ser usados no período da noite. Já hidratantes podem ser usados logo pela manhã e antes de dormir. "Lembre-se ainda de higienizar a pele antes da aplicação", afirma Pedro Zancanaro. Outra dica do dermatologista é usar o creme antes de passar a maquiagem e o filtro solar, pois eles criam uma barreira que dificulta a absorção das substâncias do produto.

Mulher aplicando creme na região dos olhos - Foto Getty Images

Idade
Recomenda-se usar cremes para a área dos olhos a partir dos 25 anos de idade. "Embora para muitas pessoas os sinais de envelhecimento ainda não sejam evidentes, o hábito certamente irá prevenir o aparecimento de rugas", explica Samar. Ela lembra ainda que uma visita ao dermatologista a cada três meses é fundamental para que o creme possa se adaptar às mudanças de temperatura e ao estado geral da pele.

Mulher escolhendo cosmético - Foto Getty Images

Preço
Cosméticos para a área dos olhos costumam ser extremamente caros. Não à toa. "As empresas precisaram desenvolver um produto diluído o bastante para não causar reações em diferentes tipos de pele, mas, ainda assim, que tenham alguma eficácia", afirma o especialista Pedro. Para diminuir os gastos, vale investir em produtos manipulados em farmácias de confiança a partir de uma receita fornecida por um dermatologista.

Mulher se olhando no espelho - Foto Getty Images

Resultados
Embora a maior parte dos produtos para a área dos olhos prometa resultados após determinado tempo, as mudanças nem sempre aparecem dentro do prazo. Isso porque os cosméticos vendidos sem receita agem de formas diferentes de acordo com cada tipo de pele. Além disso, sem suporte de um especialista, muitas pessoas não aplicam o produto corretamente. Por isso, o dermatologista Pedro Zancanaro reforça a importância de investir em um creme personalizado.

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."