Diminua os poros e acabe com o brilho típico da pele oleosa

Veja oito dicas de produtos e tratamentos para controlar o excesso de oleosidade

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 18/01/2013

Por causa deles, a maquiagem derrete mais rapidamente e a pele brilha com a oleosidade: os poros dilatados são mais comuns na testa, nas bochechas e no nariz, regiões do rosto em que, naturalmente, há mais concentração de sebo. "Os poros são como dutos, por onde passam os pelos e a oleosidade. Essas cavidades tendem a ser mais estreitas na base e mais largas no ápice", afirma a dermatologista Gabriela Casabona, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Por isso, quando a pele passa muito tempo sem limpeza e esfoliação, os poros acabam dilatados: o acúmulo de células deixa à mostra justamente a área mais larga deste duto".

O tipo de pele também interfere na aparência dos poros: quanto mais escura a pigmentação, geralmente, maiores os poros e maior a produção de oleosidade no rosto. Mas algumas dicas simples ajudam no controle da dilatação dos poros e melhoram a aparência da sua pele. "Esses cuidados agem na diminuição da oleosidade e também diminuem o aparecimento de problemas como pontos escuros, cravos, acne e excesso de oleosidade", diz a especialista. 

O sabonete certo

Os sabonetes devem sempre ser específicos para o tipo de pele do seu rosto. "Fórmulas com ácido salicílico e enxofre diminuem a produção das glândulas sebáceas e, com isso, diminuem a oleosidade e melhoram o aspecto dos poros", afirma a dermatologista Marcela Studart, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para saber se você está usando o sabonete certo, a dica é simples: após lavar o rosto, a pele deve estar macia, mas sem a presença de oleosidade. "Os sabonetes devem limpar a pele, e não ressecá-la e a temperatura da água ajuda nisso: prefira jatos mornos ou frios, porque o calor estimula a glândula a produzir mais sebo".  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não