Fuja dos danos ao cabelo causados pelo uso incorreto do secador

Ressecamento, queima e perda de brilho dos fios são alguns dos problemas

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 23/05/2012

Para muitas pessoas, o secador de cabelos não é mais um dentre tantos apetrechos de beleza, e sim um utensílio essencial no dia a dia. Ótimo quebra-galhos quando você resolve lavar as madeixas de noite, ele ainda é indispensável para um bom penteado, ainda que de última hora. O problema é que o uso frequente e inadequado começa a denunciar problemas capilares, como ressecamento e quebra dos fios.

De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a única maneira de não causar qualquer dano aos fios é adotando a temperatura média e mantendo o bocal do secador a, no mínimo, 20 centímetros dos cabelos e sempre em movimento. Na prática, a história é bem diferente. Por isso, listamos os sete principais estragos causados pelo uso incorreto do secador.

Fios ressecados

Um fio de cabelo saudável é um fio de cabelo bem hidratado, ou seja, com alguma porcentagem de água. "Quando secamos os cabelos usando o calor, toda a água evapora, fazendo com que eles fiquem ressecados", explica o dermatologista Valcinir. Por isso, o especialista recomenda sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente, pois assim ele conserva alguma umidade. Quem for seguir o conselho deve, de preferência, lavar os cabelos logo de manhã para aproveitar as maiores temperaturas do dia e para não correr o risco de dormir com os fios ainda molhados.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não