Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Fuja dos danos ao cabelo causados pelo uso incorreto do secador

Ressecamento, queima e perda de brilho dos fios são alguns dos problemas

Por Laura Tavares - atualizado em 23/05/2012


Para muitas pessoas, o secador de cabelos não é mais um dentre tantos apetrechos de beleza, e sim um utensílio essencial no dia a dia. Ótimo quebra-galhos quando você resolve lavar as madeixas de noite, ele ainda é indispensável para um bom penteado, ainda que de última hora. O problema é que o uso frequente e inadequado começa a denunciar problemas capilares, como ressecamento e quebra dos fios.

De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a única maneira de não causar qualquer dano aos fios é adotando a temperatura média e mantendo o bocal do secador a, no mínimo, 20 centímetros dos cabelos e sempre em movimento. Na prática, a história é bem diferente. Por isso, listamos os sete principais estragos causados pelo uso incorreto do secador.

de 7

Cabelos secos - Foto Getty Images

Fios ressecados

Um fio de cabelo saudável é um fio de cabelo bem hidratado, ou seja, com alguma porcentagem de água. "Quando secamos os cabelos usando o calor, toda a água evapora, fazendo com que eles fiquem ressecados", explica o dermatologista Valcinir. Por isso, o especialista recomenda sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente, pois assim ele conserva alguma umidade. Quem for seguir o conselho deve, de preferência, lavar os cabelos logo de manhã para aproveitar as maiores temperaturas do dia e para não correr o risco de dormir com os fios ainda molhados.

Cabelos quebradiços - Foto Getty Images

Fios quebradiços

O ressecamento dos cabelos decorrente do uso constante e incorreto do secador também pode tornar os fios mais quebradiços. "Desidratado, o fio perde a elasticidade, tornando-se muito mais frágil", aponta o dermatologista Elso Elias Vieira Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em longo prazo, a constante quebra leva a diminuição do volume, fazendo com que muitas pessoas imaginem estar ficando calvas, mas, na verdade, elas estão apenas perdendo o comprimento dos fios.

Mulher penteando os cabelos - Foto Getty Images

Fios queimados

"Se usado por tempo prolongado, a uma potência alta e com o bocal muito próximo dos cabelos, o secador pode até queimar os fios", alerta a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. De acordo com a especialista, a queimadura é um dano permanente à estrutura capilar. Em outras palavras, não é possível recuperar totalmente o fio danificado. Assim, recomenda-se a realização de hidratações, o afastamento temporário do secador e o corte periódico dos fios até o momento em que a mecha queimada for eliminada.

Cabelos com frizz - Foto Getty Images

Frizz

O frizz está diretamente ligado à hidratação. Quanto mais bem cuidado os cabelos, menos rebeldes os fios. "Por isso, é fundamental evitar o ressecamento decorrente do calor do secador com produtos termoativos e hidratantes", afirma a dermatologista Samar. Além disso, vale a pena investir em um secador com íons, que evitam que eles fiquem muito arrepiados após a secagem

Mulher secando os cabelos - Foto Getty Images

Alteração do pH

O pH ideal do couro cabeludo e da pele, como um todo, é 5,5, ou seja, levemente ácido. "Tal condição serve como proteção contra micro-organismos que podem nos prejudicar", esclarece Elso Elias. Mas ao eliminar a umidade dos fios, esse pH pode mudar, deixando-nos expostos à bactérias e fungos que podem se instalar na região afetada. Por isso é essencial dar férias do secador aos cabelos regularmente e tomar cuidado para não queimar os fios.

Mulher cortando as pontas do cabelo - Foto Getty Images

Fios com pontas duplas

Segundo o dermatologista Valcinir, as temidas pontas duplas não são consequência direta do uso do secador, mas de sua associação à escova de cabelos. "O processo mecânico de pentear e puxar os fios é extremamente agressivo e acaba afetando principalmente a área em que os cabelos sofreram mais dano ao longo do tempo: as pontas", explica. Assim, os que não abrem mão de uma boa escova também não podem deixar de cortar as pontas dos cabelos regularmente.

Cabelos oleosos - Foto Getty Images

Fios oleosos
Embora o uso do secador leve ao ressecamento dos fios, muitas pessoas percebem um aumento da oleosidade conforme o uso. "Isso acontece pela aplicação exagerada de leave-in ou outros cosméticos antes da secagem, cuja penetração é favorecida pelo ar quente", aponta Samar Harati. O certo é passar o produto apenas no comprimento dos fios e uma quantidade que ocupe um pequeno círculo na concha da mão.

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."