Nove cuidados que você deve ter com o seu cabelo com luzes e mechas

Cabelos descoloridos pedem xampu específico e visitas periódicas ao salão

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 17/08/2016

Deixar os cabelos loiros já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. O dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explica que todo processo de descoloração é agressivo."Todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiper oxigenadas durante a tintura", afirma. Por isso, as mechas merecem cuidados redobrados. O Minha Vida preparou uma lista com nove cuidados para quem quer um loiro com cara de que acabou de sair do salão. Confira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Use um reforçador de clareamento

Cuidando dos cabelos - foto: Getty Images

Quem opta por ficar loira dificilmente quer voltar à cor original, mas muitas desistem do tom mais claro porque o clareamento frequente acaba deixando os fios com aspecto muito ressecado. "Mulheres loiras cortam o cabelo cada vez mais curto em função da grande quantidade de pontas duplas que vão aparecendo", conta o cabelereiro Gennaro Preite, consultor de beleza capilar, de São Paulo. Uma boa solução para evitar o desgaste excessivo é lançar mão de um reforçador de clareamento. Gennaro conta que esse produto diminui a quantidade de descolorante necessária para clarear o tom dos fios: "Um cabelo pode ser descolorido com pó e água oxigenada até o loiro médio e o reforçador traz a cor até o loiro claro, por exemplo". O resultado é um cabelo menos danificado e com menos pontas duplas.

Xampu tonalizante

Xampu - foto: Getty Images

Além do xampu neutro, vale a pena usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo. "Há mulheres que gostam desse tom mais forte, mas a maioria quer um aspecto mais natural", conta Gennaro Preite, que recomenda o uso de tonalizantes com um fundo de cinza para neutralizar o amarelo. Ele lembra que não se trata de produtos tonalizantes comumente vendidos em farmácias que mudam a cor do cabelo, mas de um produto específico para cabelos clareados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Condicionador ácido

Banho - foto: Getty Images

Uma boa pedida é usar um condicionador ácido, que neutraliza o pH mais alcalino do cabelo descolorido, alterado pelo pó descolorante e a água oxigenada. "Isso regulariza a textura do cabelo, fechando as cutículas do fio e deixando-o menos poroso" conta Gennaro Preite. Apenas o condicionador pode ter o pH alterado - mudar o do xampu pode fazer com que ele perca a sua capacidade adstringente de limpeza

Hidratação

Hidratação dos cabelos - foto: Getty Images

"Para ocorrer descoloração, os fios perdem água e ficam desidratados", conta Valcinir Bedin. Uma hidratação semanal vai devolver aos cabelos a umidade natural, além de repor os componentes que foram perdidos, como sais minerais, vitaminas e queratina. Essa última é a principal recomendação de cuidado com fios descoloridos. A queratina ajuda a fechar as cutículas do fio de cabelo, que ficam abertas depois da descoloração. Caso você opte por fazer a hidratação em casa, não exagere na quantidade de produto, que não melhora em nada a absorção do creme. "Coloque uma porção de hidratante do tamanho de uma moeda de dez centavos nas mãos e faça a aplicação mecha a mecha, massageando os fios", recomenda.

Cuidado de salão

Tratamento no salão - foto: Getty Images

A selagem dos fios é feita com produtos de pH ácido (abaixo de cinco). Essa propriedade devolve ao fio a sua umidade natural e sela as cutículas, evitando a perda de água e sais minerais. "Sem essa umidade, o fio fica como uma haste seca, que facilmente quebra", conta Gennaro Preite. Além disso, esse procedimento devolve uma boa quantidade de queratina ao fio e garante que o seu cabelo fique forte para a próxima descoloração.

Piscina

Piscina - foto: Getty Images

Um cabelo descolorido fica com todas as cutículas abertas, expondo as partes internas do fio ao magnésio presente na água da piscina. "É essa a substância responsável pelo desbotamento das mechas claras, que podem ficar até verdes", conta Gennaro Preite. Infelizmente não adianta muito passar quilos de creme no cabelo antes de ir para piscina."As únicas medidas válidas é fazer um coque ou usar uma touca de natação impermeável", recomenda.

Protetor solar

Mulher loira passando protetor solar- foto: Getty Images

Filtro solar para cabelos ajuda a proteger as madeixas do desgaste e da mudança de coloração causada pelo sol. Mas o cuidado principal deve ficar por conta do protetor solar corporal: muita gente passa o protetor solar no corpo e depois acaba passando as mãos no cabelo. "Esse produto contém hidróxido de zinco, uma substância que, junto com uma fonte de calor - o sol - age como descolorante, alterando a cor dos cabelos", afirma Gennaro Preite. Lave as mãos depois de aplicar o protetor solar ou evite passá-las nos fios após a aplicação.

Escova progressiva e relaxamento

Tratamento químico - foto: Getty Images

"Algumas pessoas têm cabelos mais fortes, com uma maior quantidade de cutículas, enquanto outras têm fios mais finos e frágeis", conta Gennaro Preite. Essa característica é um dos principais critérios dos especialistas para permitir outro tratamento químico nos cabelos. Outro fator importante é a escolha dos produtos. "Nem todas as marcas e princípios ativos são compatíveis", conta o especialista. "O fabricante, geralmente, produz produtos compatíveis entre si, supondo que o cliente vai querer fazer mais de um tratamento." Então opte por produtos da mesma marca e informe os princípios ativos dos tratamentos que você já fez para o profissional que irá fazer o novo procedimento.

Chapinha e secador

Chapinha - foto: Getty Images

Segundo o cabeleireiro Gennaro, chapinha e secador não representam um perigo tão grande para quem descolore os fios. "Mas é preciso aplicar um protetor térmico - o chamado termoativo - e um defrizante", adverte. Eles ajudam a garantir um cabelo bonito, diminuindo o frizz e evitando danos por causa do calor excessivo. Mas é preciso saber usar esses aparelhos: a prancha nunca pode ser passada nos cabelos úmidos e o secador deve ficar a uma distância de 20 centímetros dos fios.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
PUBLICIDADE